Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Contratos para compra de 12 terrenos no Parque de TI são assinados


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 08/11/2019 às 11h51 Atualizado 24/02/2023 às 23h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá deu um novo passo nesta quinta-feira (7) para o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação. Nove empresas assinaram contratos para comprar 12 terrenos no Parque de TI. A área total de 170 mil metros quadrados foi dividida em 55 terrenos, com tamanhos entre 978 m² e 10 mil m². Ou seja, para a próxima fase de comercialização faltam 43. O prefeito Ulisses Maia, ressalta as dificuldades enfrentadas pelo município até a assinatura desses contratos.

“Para que isso acontecesse, foram necessários vários atos, porque a burocracia do poder público é excessiva. Tivemos que fazer uma lei para que a região tivesse a possibilidade do Parque de TI, depois tivemos que fazer a lei criando o Conselho Municipal de Inovação, a lei de inovação, depois a lei para autorizar a prefeitura a fazer a licitação. São etapas importantes e foram cumpridas com muita rapidez em parceria com todo o setor de Maringá”, afirma Maia. 

Pela aquisição, as empresas terão benefícios do Programa de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Prodem) como isenção do IPTU por 10 anos, isenção do ISS da obra e serviço de terraplanagem. Após 5 anos no local, as empresas de TI terão a escritura definitiva da área. O empresário Ednaldo da Silva reconhece que os benefícios ofertados motivaram o investimento.

“A ideia de ir para o parque é que a gente pudesse ampliar as nossas instalações e abrigar novos profissionais que estamos contratando. O parque, como existe em outras cidades do Brasil, é uma possibilidade de estarmos juntos, somando forças, para as empresas trocarem experiências e gerarem inovações”, diz. 

Atualmente, o setor de TI em Maringá abrange 400 empresas que movimentam quase R$ 1,2 bilhão por ano e emprega 5 mil colaboradores. De acordo com o presidente da Software By Maringá, Luiz Marcos Campos, o Parque de TI trará inúmeros benefícios para a cidade e o setor.

“O Parque de TI, de certa forma, é um ícone que vai mostrar o setor, porque muitas empresas estão instaladas em prédios e isso acaba não projetando o que é o setor. Essa concentração [das empresas] vai dar um destaque para mostrar o que é o setor em Maringá”. 

Outras informações sobre o Parque de TI em Maringá podem ser obtidas na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico do município.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação