Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Cozinheira que se feriu após explosão de panela de pressão está na UTI


Por Nailena Faian Publicado 13/12/2019 às 17h37 Atualizado 25/02/2023 às 07h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Permanece internada, nesta sexta-feira, 13, a cozinheira que se feriu gravemente após a explosão de uma panela de pressão em um restaurante de Maringá na quinta-feira, 12.

Segundo o Hospital Metropolitano de Sarandi, Valdete Pizzani Mazati de Oliveira, de 43 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respira com ajuda de aparelhos. Ela sofreu traumatismo craniano e precisou passar por uma cirurgia na quinta-feira.

Incidente

O incidente ocorreu em um restaurante localizado na Avenida Duque de Caxias, na Zona 7, por volta das 9h15. Valdete estava perto da panela de pressão quando a mesma explodiu e a tampa atingiu a cabeça dela.

Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram a vítima e a encaminharam ao hospital, onde permanece internada.

Em nota publicada no Facebook, o restaurante lamentou o ocorido. Leia na íntegra.

“O Restaurante Caseirinho, vem por meio desta nota, lamentar o acidente com a funcionária Valdete de Oliveira. Sobre o ocorrido, a empresa informa que segue todas as exigências quanto à segurança dos funcionários e que a panela que sofreu a explosão não estava sendo manuseada no momento do acidente. Logo após prestar os primeiros socorros à funcionária e encaminhá-la para atendimento especializado, a empresa iniciou a investigação da ocorrência, ainda em curso sob condução da equipe de Segurança do Trabalho. O Restaurante Caseirinho se solidariza com a família e está lhe prestando total assistência.”

Cuidados

O aspirante Gabriel Vinicius do Corpo de Bombeiros orienta que a panela de pressão precisa estar em bom estado de conservação e deve-se evitar de fazer a liberação da pressão na água ou usando utensílios para levantar o pino.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) orienta a população a usar a panela de pressão corretamente. Confira:

● Concentre o fogo somente na base da panela, centralizando na boca do fogão, para não deixar a chama escapar pelas laterais. Isso melhora a eficiência do aquecimento e evita aquecer muito os pegadores;

● Limite o uso da panela a 2/3 do volume interno. Se você enchê-la além dessa medida, a pressão interna poderá aumentar muito, fazendo com que o líquido transborde e entupa a válvula principal (válvula com pino);

● Somente abra a tampa da panela quando não houver mais pressão interna. Isso ocorre quando você não precisa mais fazer qualquer esforço para abri-la;

● Muito importante: jamais pressione a tampa para que ela abra. Quando não houver mais pressão interna, ela abrirá facilmente;

● Observe o tempo de vida útil de sua panela. Quando os pegadores não estiverem mais firmes ou a válvula principal não estiver funcionando bem, é hora de comprar outra. Lembre-se também de, periodicamente, trocar a borracha da tampa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação