Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Cursos iniciam aulas práticas


Por Creative Hut Publicado 22/05/2018 às 14h21 Atualizado 17/02/2023 às 13h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Alguns dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria da Mulher (Semulher), já tiveram a parte teórica e iniciaram a prática. As alunas dos cursos para eletricista, costureira e pintora, por exemplo, já estão com a mão na massa. Os cursos são em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

São 17 segmentos de cursos para 249 mulheres. Neste ano, a secretaria aumentou o número de vagas, totalizando 575 mulheres capacitadas juntando o primeiro e o segundo semestre. Das 317 capacitadas no ano passado, 40 estão trabalhando com carteira registrada e 90 na informalidade. O levantamento foi feito em janeiro deste ano. O próximo será no segundo semestre.

A diretora de Políticas Gerais, Rosângela Panucci, explica que a parte prática dos cursos permite uma contextualização do conhecimento. “A experiência amplia o aprendizado teórico, trazendo a prática científica e tecnológica que são incluídas nas disciplinas”, comenta.

A aluna do curso de eletricista, Vânia Eliane Macedo Gasparoto, 44 anos, se diz animada com o início das aulas práticas. “Estou gostando bastante, é na prática que a gente aprende de fato, ainda mais que esse é meu primeiro contato com esse ramo. Pretendo trabalhar na área depois, por isso, essa experiência é uma oportunidade”, considera.

Os cursos oferecidos são de eletricista instaladora residencial, pedreira de alvenaria, costureira de máquina reta e overloque (básico I), crochê, maquiadora, pintora de obras imobiliárias, auxiliar de costura industrial (básico I), bordado em fita, educação em direitos, modelagem industrial malharia e técnicas em feltro. Alguns ainda estão na parte teórica.

Para o segundo semestre, as inscrições serão de 16 a 26 de julho, para 326 mulheres residentes de Maringá. Cursos: cuidadora de idoso, básico em manicure e pedicure, eletricista instaladora residencial, pedreira de alvenaria, costureira de máquina reta e overloque (básico I), pintora de obras imobiliárias, auxiliar de costura industrial (básico I), bordado em fita, educação em direitos, modelagem industrial malharia, preparação de pães e bolachas, técnicas em feltro.

Com Assessoria de Imprensa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação