Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Decisões em Maringá aumentam expectativa para reabertura do comércio


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 09/04/2020 às 00h58 Atualizado 23/02/2023 às 12h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A decisão da Prefeitura de permitir a volta da construção civil e da indústria a partir de segunda-feira que vem (13) animou empresários que participaram de uma reunião na Acim. Na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, uma das entidades que têm pedido a retomada gradual dos trabalhos, esse foi o assunto após o encontro realizado na tarde e começo da noite dessa quarta-feira (08).

Dados apresentados pelo município indicaram que as medidas de isolamento tomadas no dia 20 de março em diante surtiram efeito, e o empresariado aprovou. Pressionando nos últimos dias o prefeito Ulisses Maia, os empresários ficaram satisfeitos com a reunião, e agora esperam a reabertura do comércio de forma gradual. Foi o que disse o presidente da Acim, Michel Felippe Soares.

“A reunião teve vários aspectos positivos, dentre eles, podemos citar a garantia da abertura das atividades da construção civil e indústria já a partir de segunda-feira, e nos abriu um segundo caminho. Nós queríamos muito a questão do comércio e da prestação de serviços. É uma demanda que fizemos e queríamos que nessa segunda-feira que passou, dia 6, já tivéssemos uma abertura gradual, acabamos não tendo. Então temos ainda essa expectativa para semana que vem, de termos uma nova reunião do grupo de trabalho com a secretaria de Saúde e setores produtivos, para tentar criar uma normatização. E existe ainda essa expectativa da nossa parte, de que na semana que vem nós tenhamos uma reabertura gradual, parcial, do comércio e de algumas outras atividades na área de prestação de serviços”.

A CBN Maringá vem mostrando queixas de empresários em relação ao município. Uma das principais é a falta de diálogo sentida pelo comércio.

O prefeito Ulisses Maia afirmou ter conversado com todos que procuraram o poder público. E quanto à abertura do comércio, disse que discussões devem ser feitas para a construção de propostas nos próximos dias, garantindo a segurança para evitar o coronavírus.

“No final de semana vão ter várias outras propostas, elas vão sendo construídas. Construiu um ramo, chegou no entendimento, atende parte do que o setor deseja, mas garante segurança para os trabalhadores, então vamos avançar. Porque não tem dúvida, o diálogo permanece e vai continuar, porém, o fator de decisão é segurança para a vida das pessoas”, destacou Maia.

Ao longo das últimas semanas, empresários têm entrado na Justiça para abrir o próprio negócio. Isso tem feito a prefeitura alterar decretos e recuar em alguns pontos.

Na Acim, o fato de o prefeito ter ido até lá em um momento crítico foi bem visto porque, segundo pessoas ouvidas pela reportagem, demonstrou respeito ao setor produtivo.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação