Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Elevador da Catedral deve ficar pronto semana que vem


Por Nailena Faian Publicado 01/08/2018 às 13h56 Atualizado 17/02/2023 às 20h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O elevador da Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória, que vai levar os maringaenses e turistas até o topo da igreja, proporcionando uma vista deslumbrante, deve ficar pronto na próxima semana.

No entanto, ele não será liberado para uso. Segundo o pároco da Catedral, padre Virgílio Cabral, não há previsão de quando isso vai acontecer, já que todas as obras que estão sendo realizadas na igreja precisam ser concluídas para só então liberar o elevador.

A escadaria que leva ao mirante e os 17 pavimentos da igreja passam por reforma. Depois disso, ainda serão realizadas obras no espaço onde são celebradas as missas.

A instalação do elevador começou em janeiro deste ano e era para ter sido concluída em maio, mas imprevistos atrapalharam e provocaram o atraso.

“O fosso do elevador já existia desde quando a igreja foi projetada. Achávamos que não precisaria mexer nele, no entanto, teve que ser adequado ao plano inclinado da Catedral e foi preciso desmanchar grande parte da estrutura e refazer, deixando mais amplo”, explicou o pároco.

O elevador que terá capacidade para oito pessoas vai parar em todos os 17 pavimentos do monumento mais alto da América Latina. Cada uma das paradas tem uma janela de 5,5 metros de altura que garante uma vista linda do Centro da cidade e, com certeza, muitas fotos.

Segundo o padre Virgílio, 5 empresas diferentes trabalham na reforma da igreja. Uma no elevador, outra nos pisos, outra nas paredes dos pavimentos, outra fazendo o gesso e uma trabalhando no guarda-corpo da escadaria, que precisou ser adequada às novas normas.

A escada, que tem 600 degraus até o topo, está fechada desde 2010 para reforma e adequação.

Todo o valor gasto com a obra é custeado por meio do dízimo e ofertas dos fiéis. Até agora, segundo o padre Virgílio, já foram gastos aproximadamente R$ 5 milhões.

A catedral tem 124 metros de altura e foi construída na década de 1950.

Leia mais notícias de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação