Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Em Maringá, Ano Novo budista tem badalar dos sinos e balões no céu


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 31/12/2018 às 13h07 Atualizado 19/02/2023 às 13h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A passagem de ano é um momento de mudança para diversos grupos. Celebrações ecumênicas ou apenas tradicionais marcam a virada do calendário. O Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Maringátambém realiza a sua. Uma cerimônia especial é feita entre a noite de 31 de dezembro e a madrugada de 1º de janeiro.

O início é as 23h40. Um sino é badalado mais de 100 vezes com o objetivo de expurgar os erros cometidos ao longo de 2018. Em seguida, balões com desejos para o ano que se aproxima são lançados ao céu, explica o monge do templo Eduardo Sassaki.

“A gente diz que a cada batida do sino você se redime de um pecado, ou desvio de sua conduta para que você se torne uma pessoa melhor. trata-se de uma purificação. À meia-noite soltamos os balões com os desejos e as promessas escritas para 2019. Depois tem a cerimônia do Ano Novo que é tradicional”, diz.

Faz parte da tradição também a comida. Bolinho de arroz e macarrão especial são servidos – alimentos que são para desejar prosperidade e longevidade ao longo de 2019.

Para o ano novo que se aproxima, o monge Eduardo Sassaki deseja que as pessoas continuem otimistas e se lembrem que sempre há esperança. Para isso ele recorre a um ditado japonês.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

A cerimônia é aberta todos. O templo fica na Avenida Londrina, 392, em Maringá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3223-1195.

Celebração da Passagem de Ano – passo a passo

1º Cerimonia do JOBON – E 

Este ritual tradicionalmente consiste em transferir os espíritos presentes nos oratórios “Butsudan”, tabletes de madeira “Ihai”, Imagens “Ezo” e estátuas de budistas “Butsuzo” para que estes possam ser incinerados, portanto eliminados como simples matéria.

2º Badaladas so Sino – JOYA – NO – KANE

Quando os fogos de artifício anunciam a passagem do ano, as 108 badaladas dos sinos dos templos budistas do Japão inteiro ritualizam o novo ano com um sentido mais profundo. Por mais que se explique da razão a qual se chega a esse número, essencialmente indica-se a abundância de pensamentos e atitudes negativas que nos desviam do nosso caminho ao desenvolvimento espiritual. Para tanto, cada balada simboliza a eliminação consciente desses desejos desviantes, permitindo-nos entrar ao ano novo de forma renovada e pura.

3º CERIMÔNIA DE SHUSHO – E

Sendo a primeira celebração do ano, é a missa realizada pela nossa saúde e felicidade, como também para que possamos viver honesta e harmoniosamente durante o ano.

4º TOSHIKOSHI SOBA “macarrão da longevidade”

Desde os tempos remotos quando os fios de massas foram inventados pelos chineses, a ideia de longevidade foi associada a este prato nas diversas tradições do Leste Asiático. Na tradição japonesa, o Toshikoshi Soba, ou o Sobá da Passagem de Ano, ritualiza a renovação do desejo de longevidade nesta data tão marcante do calendário.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação