Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Entre estrangeiros, haitianos são maioria na região de Maringá


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 12/02/2019 às 12h54 Atualizado 20/02/2023 às 00h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O estrangeiro que vem trabalhar ou estudar no Brasil precisa se registrar na Polícia Federal para conseguir documentos, como a carteira de trabalho. Em cada região, há um tipo de nacionalidade predominante. No Núcleo de Migração e Imigração do órgão, que compreende a região de Maringá, os haitianos são maioria. Até o primeiro semestre de 2018, estavam registrados 5.562 imigrantes desta nacionalidade, porém, ao longo de todo o ano, a Polícia Federal regularizou mais 824 haitianos na cidade e região.

Em segundo lugar, ficaram os registros de venezuelanos, com 86 pessoas. Mas no noroeste paranaense existem outras nacionalidades registradas, como a de cubanos, dominicanos e africanos de vários países. A agente da Polícia Federal, Gilvanês Bakai, oficial de comunicação, explica porque os estrangeiros têm de se registrar no órgão. 

Ouça a entrevista

A policial lembra que o número de estrangeiros no Brasil é crescente principalmente após a sanção da Lei de Migração, em novembro de 2017. A medida substituiu o Estatuto do Estrangeiro e definiu direitos e deveres do migrante e visitante do país. Na prática, a legislação não considera o imigrante uma ameaça à segurança nacional.

As pessoas de outros países que vem à região de Maringá recebem apoio da Associação dos Estrangeiros Residentes na Região Metropolitana de Maringá. A entidade dá suporte às famílias e auxilia no processo de integração delas na sociedade, bem como fornece assessoria jurídica, social e até psicológica-emocional aos estrangeiros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação