Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Escorpiões invadem casas e assustam moradores de Maringá


Por Monique Manganaro Publicado 09/02/2022 às 14h08 Atualizado 20/10/2022 às 13h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Segundo especialistas, períodos em que são registradas altas temperaturas e umidade elevada são favoráveis para a aparição recorrente de escorpiões. É por isso que, durante o verão, é comum que os acidentes com esse tipo de animal aumentem, o que deixa a população em alerta. 

Nas últimas semanas, a aparição desses aracnídeos assustou uma família de Maringá. Morador do Jardim Novo Oásis, Mário Sérgio Pinto encontrou três escorpiões dentro de casa em apenas duas semanas. O último foi visto embaixo da lixeira de um banheiro. “A gente se assusta, porque nós temos as netinhas. A minha esposa sempre limpa a casa, [mas] a gente fica preocupado”, afirma. 

De acordo com dados da Prefeitura de Maringá, registrados pelo Centro de Controle de Zoonoses, Vetores e Pragas Urbanas, apenas no ano passado, foram recolhidos 963 escorpiões amarelos nos atendimentos realizados pelos agentes de zoonoses. O número de acidentes envolvendo o aracnídeo registrados pelas equipes foi de 255. 

Este número, no entanto, representa alta de 33% em relação aos registros feitos em 2020. Naquele ano, segundo a Prefeitura de Maringá, foram 191 acidentes. 

Somente em 2022, o município contabilizou sete acidentes com escorpiões, todos em janeiro. Mesmo sendo um período quente e chuvoso, os registros de acidente na cidade no mês passado caíram em comparação com o mesmo período em 2021 e 2020, quando houve informação de 24 e 17 ocorrências, respectivamente. 

Mas apesar da baixa nos números até agora, é preciso se atentar ao perigo desses acidentes e garantir a limpeza dos espaços para evitar a proliferação. Mário Sérgio Pinto destaca que busca manter a casa e o quintal limpos para não criar ambientes favoráveis para escorpiões e, mesmo assim, vários animais foram encontrados. “A gente sempre deixa tudo limpo, arrumado, eu não sei de onde eles aparecem. No ano passado, um vizinho foi mordido por um escorpião e ficou muito ruim, foi parar no hospital”, acrescenta, destacando que os aracnídeos são um problema também na vizinhança. 

Recentemente, em entrevista à CBN Maringá, o gerente de zoonoses Eduardo Alcântara Ribeiro explicou que é possível encontrar escorpiões em todos os bairros da cidade, já que eles se adaptaram ao ambiente. Entulhos, casas de madeira, rachaduras na parede são alguns dos locais onde normalmente os escorpiões se abrigam.

Mas além dos lugares quentes e úmidos comumente procurados pelos animais, o uso inadequado de produtos para controle de pragas pode acabar fazendo o efeito contrário. “Existem produtos específicos para escorpiões, aprovados pela Anvisa, mas o Ministério da Saúde não recomenda o uso em larga escala. Se eu pulverizar os bueiros, por exemplo, esse produto vai até os rios, causando um problema ainda mais grave, por isso é importante que cada pessoa cuide de seu domicílio”, explicou.

Segundo a Prefeitura de Maringá, o município consegue prestar auxílio à população em caso de aparição de escorpiões quando as equipes são acionadas. Qualquer morador pode informar a prefeitura por meio da Ouvidoria Municipal, no 156, para que um agente vá até a residência, entregue um material informativo e recolha o escorpião, se necessário. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação