Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Escritor dá vida à Maria do Ingá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 20/04/2020 às 23h08 Atualizado 23/02/2023 às 09h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O ano é 1958, e Maringá é uma cidade que está começando a caminhar. Em um local com poucas ruas, em meio à poeira e trabalhadores na Vila Operária está Maria, uma lavadeira que, por alguns motivos, fica conhecida como Maria do Ingá. Nesse mesmo ano, um escritor norte-americano, já famoso, visita a cidade do norte do Paraná: é John dos Passos.

E, ao que tudo indica, ele teria se encontrado com a cabocla. Seis décadas depois, em 2018, um estudante norte-americano chamado Dean Albuquerque vem ao Brasil, em um intercâmbio na Universidade Estadual de Maring, para estudar o que dos Passos fez na cidade e saber mais quanto a essa história do passado.

Esse é o enredo do livro “Os passos vermelhos de John ou a invenção do tempo”, sexto trabalho do escritor Luigi Ricciardi, lançado pela editora Penalux.

A ideia de produzir a obra surgiu após o escritor ouvir do poeta Ademir Demarchi, maringaense radicado em Santos (SP), a história de que John dos Passos veio a Maringá. Para escrever o romance, Ricciardi fez pesquisas. Ele se debruçou na obra do norte-americano e na história local, mas, garante, o romance é uma ficção, então não será fiel a tudo que aconteceu.

Ricciardi, nascido em Londrina mas radicado em Maringá desde criança, trabalhou ao longo dos últimos anos na obra, o primeiro romance dele. Os outros livros são de contos – normalmente narrativas menores em extensão. Segundo o autor, a produção de “Os passos…” demandou mais detalhes. E o romance deu mais espaço para contar a história.

O lançamento de “Os passos vermelhos de John ou a invenção do tempo” estava previsto para o dia 10 de maio, aniversário de Maringá, mas, devido ao coronavírus, deve haver alteração.

A obra já está em pré-venda no site da editora. 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação