Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Estudantes maringaenses vencem concurso internacional de Minecraft


Por Victor Ramalho Publicado 10/06/2020 às 17h26 Atualizado 24/02/2023 às 05h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Através do game, os alunos construíram um modelo de cidade sustentável, com base na agenda da ONU 2030 (Foto: Divulgação)

Estudantes de Maringá venceram no último sábado, 6, um campeonato internacional de Minecraft, jogo de construção em mundo aberto. Os jovens utilizaram o game para criar um projeto de cidade sustentável.

O concurso foi promovido pelo museu italiano M9, em parceria com a M-Children e da Maker Camp, ambas organizações italianas que estimulam o aprendizado por meio da programação. O objetivo dos participantes era criar um modelo de cidade ou edificação com base na agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, os 8 alunos do Colégio Marista que representaram o Paraná no torneio concorreram com 700 grupos de estudantes, contabilizando cerca de 14,5 mil participantes.

O projeto maringaense foi apelidado de ‘Comunidade 2030’. Ele representa uma ‘favela’ com todos os problemas e as soluções sugeridas pelos objetivos da ONU. Campeões na categoria ‘Internacional’, a premiação aconteceu pela internet, através da página do Museu pelo Facebook.

Segundo o analista de Tecnologia Educacional, Matheus Amaral, que coordenou o projeto, os alunos foram capazes de solucionar problemas reais na execução do trabalho, mostrando conhecimento de problemas sociais.

“Os alunos realizaram um trabalho cuidadoso e significativo sobre os objetivos da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, imaginando soluções concretas para problemas que variam de profundas desigualdades sociais até dificuldade de acesso a alimentos de qualidade. Foi um grande estudo multidisciplinar”, afirmou.

Pedro Grígolli, do 1º ano do Ensino Médio, foi um dos participantes. Durante a cerimônia virtual, o estudante contou um pouco da experiência.

“Esse concurso nos mostrou que é possível aprender de uma forma dinâmica e diferente. Fazer parte desse desafio nos ensinou como correlacionar o que aprendemos na escola com os desafios enfrentados no cotidiano, nos tornando cidadãos mais conscientes. Usar a tecnologia do Minecraft para pensar nos problemas do mundo real é algo muito interessante”, declarou.

A equipe MI2 de Minecraft, do Colégio Marista Maringá, é formada por: Mateus Fruet Lima, Davi Ferrari Hannickel, Rafaela Bedendo De Souza, do 9º ano do Ensino Fundamental; Beatriz Sipraki Freire, Gabriel Libardi Lulu, Ian Bach Kauche, Luis Felipe Davanso Marchi e Pedro Chouery Grígolli, do 1º ano do Ensino Médio. O grupo é coordenado pelo analista de Tecnologia Educacional e Mentor Global Minecraft, Matheus Amaral, com apoio dos professores Ciro Andrade, Elton Silva e Janaina Mulati.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação