Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Fiscalização: Mais de 100 estabelecimentos já foram fechados em Maringá


Por Monique Manganaro Publicado 23/06/2020 às 13h54 Atualizado 24/02/2023 às 09h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Andye Iore/Prefeitura de Maringá

Desde a quinta-feira passada, 18, quando o decreto 862/2020 entrou em vigor, equipes de fiscalização da Prefeitura de Maringá têm vistoriado o comércio da cidade para verificar o cumprimento das medidas impostas. O documento afetou principalmente o funcionamento de bares, que foram proibidos de atender por sete dias. 

Segundo dados divulgados pela prefeitura, em cinco dias de fiscalização, mais de 100 estabelecimentos já foram fechados, a maioria bares. Em todos foram encontradas irregularidades, conforme os fiscais. Muitos eram reincidentes, porque já haviam sido orientados ou notificados e seguiram descumprindo decretos. 

No total, em 121 vezes os fiscais fecharam estabelecimentos. No entanto, entre os números estão reincidentes, locais que foram fechados mais de uma vez no período.

Além disso, nos cinco dias, 83 pessoas foram multadas por não respeitarem o toque recolher ou por não usarem máscara de proteção.

80% dos estabelecimentos foram fechados entre sexta-feira, 19, e domingo, 21. No total, 455 locais foram vistoriados no período, sendo 98 fechados e outros 23 multados por irregularidades. 

Apesar das orientações recorrentes, os relatos de reincidência ainda ocorrem. Conforme as equipes, a fiscalização se deparou com vários casos de proprietários que seguem descumprindo decretos e insistem em reabrir os estabelecimentos. 

Na quinta-feira, 18, um dos bares fechados já era conhecido pelos fiscais por descumprir decretos. Mesmo com orientações, o local chegou a receber três denúncias num período de dois meses. Foi vistoriado em dias diferentes, mas acabou sendo fechado pela fiscalização. 

No domingo, outro caso que chamou a atenção. As equipes fecharam uma lanchonete no Jardim Oásis após constatarem que o estabelecimento não só estava aberto, como não tinha alvará para funcionamento. “Fiscais flagraram clientes consumindo no local, inclusive com mesas na calçada, enquanto deveriam trabalhar somente com delivery”, especificou a prefeitura. 

Na mesma data, outro bar fechado. O estabelecimento na Rua Néo Alves Martins havia sido fechado pelos fiscais na quinta-feira, reabriu na sexta-feira e foi flagrado novamente. As equipes, então, fecharam o local mais uma vez e aplicaram multa. 

Nesta segunda-feira, 22, o trabalho na cidade foi mais tranquilo, de acordo com as equipes. Entre as vistorias, um disque cerveja, uma mercearia e um bar foram fechados. 

Foto: Andye Iore/Prefeitura de Maringá

Trabalho continua

Nesta terça-feira, 23, o trabalho das equipes segue em Maringá. A mobilização, como de costume, ocorre em dois turnos: das 13h às 19h é feita a verificação do fechamento do comércio e bares nos horários previstos no decreto; entre 20h e 2h, com foco em bares, restaurantes, lanchonetes, festas. 

Segundo a Prefeitura de Maringá, a população pode fazer denúncias sobre descumprimento do decreto municipal por meio do 156. Em caso de perturbação do sossego, as ligações são para o 153 ou 190. 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação