Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Com asa recuperada, gavião é solto na zona rural de Maringá; VÍDEO


Por Redação GMC Online Publicado 24/10/2018 às 17h32 Atualizado 18/02/2023 às 17h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foi solto na manhã desta quarta-feira (24), na zona rural de Maringá, perto do Jardim Industrial, um gavião caracará, também conhecido como carcará ou carancho. Ele foi encontrado ferido dentro do pátio da concessionária de rodovias Viapar, em Maringá, na última semana.

Depois de capturado, o animal foi levado para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que o encaminhou para o hospital veterinário da Unicesumar. Lá foi constatado que a ave estava com traumatismo na asa direita. O animal recebeu tratamento médico com remédios e refeição especial (camundongos) e, depois de se recuperar, foi liberado para voltar à natureza.

O gavião carcará é um parente próximo dos falcões. Trata-se de uma ave oportunista que se alimenta de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis – ataca inclusive crias de mamíferos como filhotes recém-nascidos de ovelhas. Um adulto pode medir 97 centímetros (cabeça a cauda) e 124 centímetros de envergadura (de uma asa a outra).

Este animal ficou ainda mais conhecido no Brasil em 1965 em razão da música “Carcará”, de João do Vale e José Cândido, interpretada por Maria Bethânia.

Veja o vídeo que mostra o momento da soltura da ave

Com assessoria de imprensa

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação