Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Hospital de Amor, de Barretos, quer unidade em Maringá


Por Monique Manganaro Publicado 12/09/2018 às 12h06 Atualizado 18/02/2023 às 06h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um projeto para implementação de uma unidade de prevenção do Hospital de Amor, de Barretos, foi apresentado nesta terça-feira (12), em Maringá. O tradicional “Hospital do Câncer” da cidade quer instituir duas unidades (uma fixa e uma móvel) para atender moradores de Maringá e região em exames de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. O hospital já faz 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O oncologista Raphael Luiz Haikel Junior, um dos responsáveis pela apresentação da ideia, explica que o objetivo é somar esforços com a saúde pública de Maringá para acolher a maior quantidade possível de pacientes. “Essa interação da unidade matriz com instituições de Maringá e da região é [para] troca de experiências, troca de conhecimento, de protocolos. Nós vamos ensinar, mas também vamos aprender com o que já tem aqui na cidade. Então, é um engrandecimento como um todo: para quem já faz o tratamento e para o Hospital de Barretos, que vai conseguir ampliar a sua rede de contatos”, explica.

A reunião desta terça reuniu representantes do Hospital de Amor, da Prefeitura de Maringá, do Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade (Codem), da Associação Comercial e Empresarial (Acim) e de entidades da área.

Atualmente, o Hospital do Câncer mantém nove unidades funcionando no Brasil, com esse mesmo modelo apresentado para Maringá, e, até o fim deste ano, a previsão é de que mais sete comecem a operar, completando 16 em funcionamento. No ano passado, de acordo com Haikel Junior, as unidades fizeram 200 mil exames de mamografia e diagnosticaram quase 800 casos de câncer de mama. Desses, conforme o oncologista, aproximadamente 70% eram casos iniciais, em que a mulher tem 95% de chance de cura.

De acordo com o especialista, esse momento inicial é para que o projeto seja estudado e, nas próximas reuniões, a ideia possa começar a ser concebida. A segunda reunião para discutir o projeto Hospital de Amor será em outubro, após as eleições.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação