Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Alterações na Lei Geral do Turismo repercutem nos hotéis de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 10/04/2019 às 20h09 Atualizado 21/02/2023 às 02h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A rede hoteleira de Maringá se manifestou com relação às atualizações da Lei Geral do Turismo, que apresentam algumas mudanças requisitadas pelo segmento há anos. Uma das principais alterações é com relação à cobrança do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) por direitos autorais de reprodução de músicas.

Conforme a nova lei, a execução de obras musicais nos quartos de hotéis é considerada de natureza privada, sendo isenta de arrecadação e distribuição de direitos autorais. O relatório também deixa claro que a cobrança de direitos autorais se dá apenas quando a apresentação ocorrer em áreas comuns e não em áreas exclusivas e privativas de hóspedes.

Para o sócio-gerente do Hotel Avalon, filiado ao Maringá e Região Convention & Visitors Breau, Erasmo Ramos, essa alteração é muito importante e traz clareza ao segmento hoteleiro e também à sociedade.

“Cada setor tem seu papel e a rede hoteleira não pode ser cobrada por direitos autorais, trabalhamos com hospedagem, não com música”. Segundo ele, nem áreas comuns de hotéis podem ser consideradas públicas. “São serviços e espaços privados, pagos, é evidente que não são áreas públicas. O direito autoral é importante para o artista, mas deve ser cobrado de quem trabalha com música, não de hotéis”, reitera.

A diretora do Hotel Metrópole, filiado ao Convention Bureau de Maringá, e também membro do Conselho Curador do Maringá CVB, Patrícia Palma, concorda que quartos de hotéis são espaços privados, então a cobrança do Ecad não era justa.

“Essa atualização da Lei é na verdade fazer justiça”, afirma. Segundo ela, a cobrança nas áreas comuns é até compreensível. “Meu hotel não se importa de pagar direito autoral de músicas reproduzidas nas áreas comuns, como recepção e restaurante”, declara Patrícia.

Por meio de nota, o Ecad declarou ser contra essa mudança e ressaltou que a lei ainda não foi sancionada pelo presidente da República. Leia na íntegra:

“Acreditamos e apoiamos reformas que beneficiem a economia do país. Nós desejamos que os setores de turismo e hotelaria sejam ainda mais robustos e desenvolvidos, mas não podemos concordar com esse fortalecimento às custas da classe artística. Em relação à reforma da Lei do Turismo, nós discordamos unicamente de um extrato que versa sobre o suposto caráter privado dos quartos de hotéis. A Lei de Direitos Autorais (9.610/98), que pauta o trabalho do Ecad, prevê que hotéis são locais de frequência coletiva, não importando se a música é tocada em áreas comuns ou aposentos. O trabalho do Ecad é garantir o direito dos artistas de serem remunerados pelo uso público de suas obras. Por último, lembramos que a reforma da Lei do Turismo não está em vigor, uma vez que não obteve sanção presidencial. Temos esperança de que a importância da indústria criativa musical seja reconhecida e que os direitos dos artistas sejam preservados nas próximas etapas de tramitação da proposta.”

Acessibilidade

Além disso, a acessibilidade também foi ponto alterado na Lei Geral do Turismo e a partir das mudanças, ficou determinado que os meios de hospedagem deverão disponibilizar 3% dos dormitórios, respeitando o mínimo de 1 dormitório, com as características construtivas e os recursos de acessibilidade e 4,5% com as ajudas técnicas e os recursos de acessibilidade a serem definidas em regulamento.

Com relação às alterações de acessibilidade, Erasmo afirma ver com bons olhos e julga ser necessário, mas para novas construções. “Uma vez que o projeto da construção do hotel foi aprovado pela prefeitura, está valendo a lei da época. Uma nova lei não pode exigir a reconstrução de um prédio já pronto, mas se for preciso fazer adaptações, serão feitas, dentro do alcançável para uma construção concluída”, diz.

O texto final da Lei que segue para o Senado, apesar de não atender a todas as demandas reivindicadas pelo setor, deixou as principais entidades do segmento satisfeitas com o resultado final. “É um passo muito importante sim, mas também é triste ver que algo tão evidente, como a questão da cobrança do Ecad de hotéis, tenha que virar lei para ser compreendida”, afirma Erasmo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação