Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Jovem que voltou da Itália está em isolamento na UPA de Maringá


Por Nailena Faian Publicado 28/02/2020 às 17h39 Atualizado 23/02/2023 às 21h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um jovem, de 24 anos, está em isolamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, em Maringá. O morador deu entrada na unidade nesta sexta-feira, 28, com febre alta, problemas respiratórios, náuseas e diarreia. 

De acordo com o diretor da UPA, Marcos Ventrilho, o jovem voltou no último dia 18 de uma viagem na Itália, local que apresenta 650 casos confirmados de coronavírus e 17 mortes por causa da doença.

Segundo Ventrilho, não pode se dizer que é uma suspeita de coronavírus. O paciente está sendo mantido em isolamento como uma prevenção pelo fato de ter retornado recentemente de uma viagem no exterior.

Agora, segundo o diretor da unidade, são aguardadas instruções de uma infectologista do governo do Estado que vai determinar o que deve ser feito.

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que é importante reforçar que não há confirmação de caso suspeito de coronavírus, “o que somente é feito após avaliação, por equipe especializada do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde”.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas do coronavírus conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Evitar contato próximo com pessoas doentes.

– Ficar em casa quando estiver doente.

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

HU é o hospital referência para casos em Maringá

O Hospital Universitário de Maringá (HUM) é o hospital referência para a cidade e região em casos de suspeita de coronavírus. Se algum paciente for classificado como suspeito para coronavírus imediatamente será encaminhado para o HU, que está preparado para fazer o isolamento e tratamento. De acordo com a superintendente do HU, Elisabete Kobayashi, o hospital já criou um protocolo.

“Desenvolvemos um fluxo dentro do nosso serviço de controle de infecção hospitalar e vigilância e em caso de suspeita de coronavírus já temos um protocolo a seguir de isolamento do paciente. Precisamos estar prontos”, afirmou Elisabete ao GMC Online.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde são oito hospitais paranaenses que foram selecionados como referência. No HU de Maringá não existe uma ala pronta a espera de um possível caso suspeito, mas as equipes já sabem para onde levar o paciente em caso de suspeita. De acordo a superintendente, o hospital é referência nesses tipos de casos.

“É extremamente importante ter esse fluxograma definido para que outros pacientes não sejam contaminados pelo vírus em caso de suspeito. O paciente será internado numa ala isolada dos demais pacientes e só os servidores autorizados terão acesso”, complementou.

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação