Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Liberação de recursos vai quase zerar fila para cirurgias de catarata


Por Monique Manganaro e Luciana Peña Publicado 09/11/2018 às 13h49 Atualizado 18/02/2023 às 22h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A liberação de R$ 1,2 milhão em recursos para as cidades da 15ª Regional de Saúde vai quase zerar a fila de espera para realização de cirurgias de catarata na região de Maringá. A parceria entre o governo do estado e os 30 municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) teve apoio, também, do Lions Clube de Maringá. O anúncio da liberação ocorreu na manhã desta sexta-feira (9).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Nardi, as cirurgias vão diminuir drasticamente a fila de espera da 15ª Regional de Saúde, que hoje é de aproximadamente duas mil pessoas, já que os recursos poderão custear 1.800 procedimentos.

O Hospital São Lourenço, em Mandaguaçu, vai realizar uma média de 200 procedimentos por mês, dentro da programação da campanha de Mutirão de Cirurgias Eletivas do Ministério da Saúde. Segundo o secretário, serão atendidos, preferencialmente, os pacientes que já tenham exames realizados e triagens feitas. Conforme enfatizou o secretário, com a liberação, as cirurgias já podem ser realizadas a partir de hoje.

Como explicou a governadora do Distrito LD6 do Lions Clube, Jacira Martins, o clube viabilizou a realocação dos equipamentos utilizados nas cirurgias, que antes estavam no Hospital Universitário de Maringá, e agora serão entregues ao Hospital São Lourenço.

Durante o anúncio, o diretor do hospital São Lourenço de Mandaguaçu, José Antônio Gargantini, afirmou que nesta quinta-feira (8), 41 pacientes foram avaliados e, na manhã desta sexta, puderam realizar as cirurgias de catarata já com os recursos liberados pelo estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação