Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Maringá aparece na 4ª colocação nacional em ranking de saneamento


Por Redação GMC Online e Luciana Penã/CBN Maringá Publicado 24/07/2019 às 16h38 Atualizado 23/02/2023 às 15h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Instituto Trata Brasil divulgou, nessa terça-feira (23), o novo Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil, dessa vez com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2017. Maringá aparece como a quarta cidade do país e primeira no Paraná no ranking, com perto de 98% de universalização do sistema.

A cidade subiu uma posição em relação à pesquisa divulgada no ano passado. Em primeiro está Franca (SP), na sequência Santos, também em São Paulo, e depois Uberlândia (MG).

Segundo o Instituto Trata Brasil, das cem maiores cidades do país, 70 reinvestem menos de 30% do que arrecadam com água e esgoto. E apenas 5 reinvestem 60% em melhorias do sistema como manutenção e ampliação da rede.

O dinheiro arrecadado com o serviço acaba sendo usado no pagamento de salários e insumos. O que segundo o Instituto atrasa o avanço do país no saneamento básico e pode ser considerado um problema de gestão.

Apesar de Maringá ter um aboa colocação no ranking, o índice de investimento nessa área aparentemente é baixo: 19%. O pesquisador do Trata Brasil Pedro Scazufca disse, em entrevista à CBN,  que a explicação pode estar justamente no alcance da rede de água e esgoto, que já é quase total na cidade.

A Sanepar almeja a terceira ou segunda colocação no próximo levantamento. E para isso está contando com obras de ampliação de 40km da rede de esgoto que ficarão prontas em 2020, disse Vitor Sevilha, gerente regional da Sanepar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação