Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Maringá fica em 26º na geração de empregos


Por Creative Hut Publicado 21/05/2018 às 18h18 Atualizado 17/02/2023 às 12h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá criou 2.281 vagas com carteira assinada de janeiro a abril deste ano, após 25.193 admissões e 22.912 demissões. A cidade teve o 26º melhor resultado entre 5.659 municípios brasileiros, segundo levantamento feito pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta sexta-feira (18).

O saldo alcançado por Maringá foi o melhor do interior do Paraná. Apenas Curitiba, com criação de 7.872 vagas, teve melhor desempenho que a Cidade Canção no acumulado dos quatro primeiros meses de 2018.

Juliana Franco Afonso, diretora executiva do CODEM, explica que em Maringá, o setor de serviços, com 1.607 novas vagas, foi o que mostrou melhor desempenho, representando 70% do total, seguido pela construção civil (17%) e o comércio (9%). “Estes são os setores que ficam entre os mais representativos no PIB (Produto Interno Bruto) de Maringá. No Brasil, cerca de 76% do PIB nacional é do setor de serviços sendo também o maior gerador de empregos formais do país, segundo dados do Caged”, comenta.

De acordo com Juliana, o setor de serviços, além de ser uma alternativa de mercado de trabalho, exige mão de obra em grande quantidade e é preponderante nas economias desenvolvidas. “Assim, é também necessário ter preparação para atuar nele, por meio de aperfeiçoamento continuo e adaptação às características do setor”, diz.

“Em Maringá, os segmentos que movimentaram o setor de serviços foram os nas áreas de tecnologia da informação, consultorias, assessorias, advocacias, contábeis e na área de saúde. Em todos os casos há demanda de mão de obra qualificada”, completa.

Apenas em abril, Maringá criou 517 postos de trabalho, saldo de 6.030 admissões e 5.513 demissões.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação