Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Maringá perde 12 posições e é a 21ª melhor cidade para fazer negócios


Por Nailena Faian Publicado 11/10/2019 às 18h58 Atualizado 24/02/2023 às 13h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mais uma vez, Maringá é destaque em um ranking. A cidade foi classificada como a 21ª melhor  para fazer negócios no Brasil, conforme estudo produzido pela Urban Systems para a Revista Exame.

A edição 2019 do estudo foi divulgada nesta quinta-feira (10). Apesar de ser destaque, Maringá perdeu 12 posições no ranking, já que na edição anterior aparecia como a 9ª melhor cidade para fazer negócios no país.

O economista João Ricardo Tonin analisa a queda de posições.

“Algumas cidades se tornaram mais atrativas por termos de infraestrutura e atração de investimento. Maringá a partir do momento que tem um crescimento significativo, os salários aumentam e isso reduz a oportunidade de atração de investimentos. Outro fator também é a demora no tempo médio de mobilidade porque isso traz uma perda em relação ao indivíduo que vai trabalhar. Temos também algumas situações de segurança. São fatores que alteram a qualidade de vida das pessoase e consequentemente reduzem nossa atração em relação a investimentos”, explica.

Outras duas cidades paranaenses aparecem entre as 20 primeiras no ranking. Curitiba, também com perda de posições, saindo da 7ª em 2018 para a 12ª em 2019. Já Araucária apresentou uma grande elevação de posições, saindo da 69ª em 2018 e conquistando a 19ª neste ano.

O estudo aponta que a melhor cidade para se fazer negócio no país é São Caetano do Sul, cidade localizada em São Paulo e que na edição anterior ocupava a segunda posição. Em segundo lugar aparece Vitória, no Espírito Santo, que no ranking passado era a primeira.

O estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios é publicado anualmente e considera fatores socioedemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. Esta é a 6ª edição da publicação. Para conferir o estudo completo, clique aqui. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação