Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Maringá realizou 823 testes do novo coronavírus


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 27/05/2020 às 22h17 Atualizado 22/02/2023 às 22h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Do dia 28 de abril até esta quarta-feira, 27, a Secretaria de Saúde de Maringá realizou 823 testes da Covid-19 na cidade. Ao todo, a Prefeitura comprou 4 mil testes. Ou seja, até o momento o município usou 20% do adquirido. A média é de 28 testes por dia. A informação foi apresentada pelo secretário Jair Biatto, em audiência pública na Câmara de Maringá, nesta quarta-feira.

Segundo protocolo do município, deve fazer o exame quem buscar as unidades sentinelas, instaladas nas entradas de estabelecimentos municipais de saúde. Essas pessoas devem ter sintomas do novo coronavírus, como febre e falta de ar, ou síndrome gripal. Chamada de coleta de PCR, o resultado sai em até 48 horas. Casos positivos devem ser isolados. Se a situação se agravar, o município indica uma unidade hospitalar.

O teste usa uma espécie de bastão, chamado swab.

Um laboratório da UEM, Lepac, liberou mil testes. Até o momento, ainda não começaram porque tem havido a validação do processo do laboratório, explicou o secretário Jair Biatto. A compra de novos testes não é descartada

“Nós temos perto de mil testes feitos. O Lepac começou a validar o processo deles, inclusive estamos fornecendo exames nossos positivos para ele validar, para ver se é positivo mesmo, e vamos adquirir mais testes do Lepac. Nós já começamos a levantar novos orçamentos para aquisição de mais testes. Vamos entender como vai ser comportamento até o meio do mês que vem”, destaca Biatto.

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação