Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Medula ‘pega’ e maringaense comemora: ‘hoje renasci’; VÍDEO


Por Nailena Faian Publicado 24/06/2019 às 19h48 Atualizado 23/02/2023 às 03h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Esta segunda-feira (24) se tornou o segundo aniversário do maringaense Thiago Ruy Amaral, de 30 anos. Depois de realizar um transplante de medula óssea no último dia 31, o dia tão esperado chegou: a medula “pegou”, o que significa que ela começou a funcionar normalmente.

“Hoje foi o dia mais importante da minha vida, ou melhor dizendo, da minha segunda vida. Tive a confirmação da pega da medula. Hoje renasci com uma nova data de aniversário 24/06/2019 e sangue turco correndo em meu corpo, não sei explicar a minha felicidade, pareço uma criança que ganhou seu primeiro carrinho. Quero agradecer a Deus primeiramente, por me dar sustento a cada dia que sentia medo, dor, angústia, pois não foi fácil o tratamento. Quero agradecer a equipe médica e enfermeiros, tanto de Maringá como de Curitiba, e, em especial, esse cara do meu lado (veja foto abaixo), ele entrou na minha vida para ser meu anjo aqui na terra. Obrigado Dr. Samir, não tenho palavras para descrever o quanto você é bom como médico e como pessoa, obrigado pelas conversas e brincadeiras s2. E obrigado a todos que estiveram comigo nessa luta, minha irmã, pai, mãe, família, amigos, amo todos vocês”, escreveu.

Em sua página de apoio no Facebook, Amaral gravou um vídeo onde também conta a novidade e agradece o apoio de todos. Emocionado, ele conta que possivelmente terá alta nesta terça-feira (25) depois de ficar 31 dias seguidos internado.

Amaral descobriu que estava com leucemia em novembro do ano passado. A partir daí iniciou-se o tratamento da doença e também a busca por um doador de medula óssea compatível, algo que é bem complicado, já que as chances de encontrar um é de 1 para cada 100 mil, segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

No fim de abril, veio a remissão da leucemia e a notícia de que havia um doador compatível: um homem de 42 anos, morador da Turquia. O transplante foi realizado no dia 31 de maio e correu tudo bem. Só faltava, portanto, a medula “pegar” para que Amaral recebesse alta.

https://www.facebook.com/juntoscomthiagoruyamaral/videos/2367047066949686/

Bazar

Antes de descobrir a leucemia, Amaral fazia estágio na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Maringá. Ele estava prestes a se formar em Engenharia Ambiental.

Para ajudá-lo a arrecadar dinheiro para custear os exames realizados, já que nem todos são cobertos pelo plano de saúde, o Provopar está organizando um bazar chamado “Força, Thiago!”. Será no dia 5 de julho com a venda de itens novos e usados, como roupas, sapatos, bolsas e acessórios masculinos e femininos.

O Provopar solicita a doações desses itens. Interessados podem entregar na sede que fica no Paço Municipal. Mais informações pelo (44) 3221-1280.

Quem quiser ajudar Amaral, também pode fazer doações por meio de uma vaquinha online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação