Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Menos de 5% do comércio tem autorização para abrir em novo decreto


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 06/04/2020 às 15h08 Atualizado 23/02/2023 às 13h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O prefeito de Maringá Ulisses Maia publicou um novo decreto nesta segunda-feira, 6, autorizando o funcionamento de clínicas médicas e odontológicas, borracharias e oficinas mecânicas e elétricas e banhos medicamentosos em pet shops.

O decreto anterior só permitia clínicas médicas de especialidades essenciais como pneumologia, por exemplo, e as clínicas odontológicas apenas casos de urgência.

O prefeito falou em retomada gradativa e segura da atividade econômica. Mas a cidade praticamente continua em quarentena absoluta, porque os estabelecimentos autorizados a abrir representam menos de 5% do total, diz o secretário de Saúde Jair Biatto. Segundo ele, apesar do funcionamento, os estabelecimentos precisam seguir uma série de regras. 

“Nós vamos abrir em horários diferentes – as clínicas médicas, das 9h às 17h, as outras, das 8h às 18h. Não tem atendimento aos sábados e domingos e apenas de urgência e emergência, agendados por telefone. Nós vamos passar a ter uma vigilância ativa dentro dos hospitais para monitorar a ocupação dos leitos de hospitais públicos e privados para controlar e coibir procedimentos que não devam ser realizados com a abertura dessas clínicas”, ressalta. 

O prefeito diz que na semana que vem outros estabelecimentos serão autorizados a abrir, conforme avaliação técnica. Ulisses Maia citou Cascavel que vem permitindo a abertura do comércio de forma mais ampla. O prefeito reconhece que 5% é pouco.

“Não dá para voltar tudo de uma vez. Se voltar, todo o isolamento feito, todo o trabalho, nós vamos perder. Nós estamos conseguindo resultado positivo, a curva não está exponencial, está aparentemente achatada, que era o objetivo. Estamos num trabalho de muita técnica e ouvindo diversos segmentos para planejar. Essa semana foram esses [estabelecimentos] e, semana que vem, é bem possível – se o comportamento se mantiver o mesmo – que nós possamos liberar outros, mas com segurança”, avalia Maia. 

Em Maringá, estabelecimentos como panificadoras e lojas de conveniência de postos de combustíveis conseguiram ordem judicial para funcionar e com parecer favorável do Ministério Público. A condição é que adotem as medidas de segurança e higiene como uso de máscaras e luvas.

Na decisão judicial para os postos de combustíveis, a Justiça determina uso de máscaras inclusive por parte dos clientes. O prefeito Ulisses Maia diz que os técnicos da prefeitura estão avaliando a possibilidade de obrigar toda a população a usar máscaras.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação