Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

MP recebe primeira denúncia eleitoral na história da UEM


Por Letícia Tristão com informações de Luciana Peña Publicado 28/09/2018 às 17h30 Atualizado 18/02/2023 às 10h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) recebeu uma denúncia contra a chapa 3, que disputou e venceu a eleição para reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No segundo turno, os professores Julio Damasceno (atual vice-reitor) e Ricardo Dias, venceram a eleição apertada. Mas, a poucos dias da posse da nova reitoria, em 10 de outubro, surge uma denúncia contra a chapa 3.

O denunciante foi o professor Ilton de Carvalho Junior, do departamento de geografia. Ele afirma que a chapa 3 fez de uso da máquina administrativa. A principal acusação é a entrega de um relatório de gestão da reitoria quatro dias antes da eleição. Ele diz ser a primeira denuncia de fraude eleitoral na história da universidade.

O caso foi levado ao Ministério Público que instaurou uma notícia de fato – primeiro passo para uma apuração. O professor também ingressou com uma ação na Justiça comum. Ilton apoiou a chapa 2.

OUÇA A ENTREVISTA

A denúncia também foi enviada à Controladoria Geral do Estado, à Casa Civil do Governo do Estado e à Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior. A denúncia foi levada ao MP em 17 de setembro e a notícia de fato instaurada no dia 20.

A reitoria da UEM informou que não foi notificada sobre a denúncia e que só irá falar a respeito após a notificação.

Atualizado às 16h15 – Leia na íntegra a nota divulgada pela UEM: “A respeito da notícia veiculada na imprensa sobre o resultado do processo eleitoral para a Reitoria da UEM, até o presente momento não existe qualquer notificação oficial sobre o conteúdo da matéria, razão pela qual a UEM não tem condições de se manifestar. 

De qualquer modo, ressalta-se que o processo eleitoral, conduzido por Comissão Eleitoral constituída para este fim, proclamou o resultado da eleição com a vitória da Chapa 3, composta pelos professores Júlio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, sem qualquer contestação.

O Conselho Universitário, por sua vez, homologou por unanimidade o resultado, que consagrou a vontade soberana da comunidade interna da Universidade.

Corroborando todo o processo, por meio do Decreto n. 11.221, de 27/09/2018, publicado no Diário Oficial do Estado, os referidos professores foram nomeados, respectivamente, como Reitor e Vice-Reitor desta universidade.

Foto de capa: divulgação/ASC UEM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação