Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Em Maringá, obras para acabar com alagamentos estão quase prontas


Por Redação GMC Publicado 24/07/2018 às 19h13 Atualizado 17/02/2023 às 18h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A construção de pontes de concreto na Avenida Alexandre Rasgulaeff, sobre o Córrego Mandacaru, segue ritmo de conclusão, com previsão de entrega na segunda quinzena de agosto. A obra fica na baixada entre os jardins Imperial II e Paraíso, e na ligação das ruas Palmital e Pioneiro Arlindo Pedrialli, na mesma região. A Prefeitura de Maringá investe R$ 2,5 milhões no projeto. O recurso é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em programa de mobilidade urbana.

As pontes estão inseridas em projeto mais complexo, que inclui sistemas de drenagem do entorno como solução para os constantes alagamentos da região. Com a conclusão da obra, esse problema será eliminado, devolvendo ao local a trafegabilidade em dias de chuvas intensas, quando o Córrego Mandacaru transbordava e inviabilizava sua transposição pelas avenidas Alexandre Rasgulaeff e Palmital. Pontes em fase de conclusão nas vias, paralelas, estão integradas num grande projeto de mobilidade.

A conclusão da obra entrou esta semana na fase final com preparo das vigas pré-moldadas que serão posicionadas para dar forma à ponte. O içamento das vigas será feito a partir da próxima segunda-feira (27) e representa etapa crítica para finalização do projeto. O acabamento começa em seguida para que a obra seja entregue na segunda quinzena de agosto, já pronta para o tráfego, restabelecendo a normalidade da ligação interbairros. As pontes terão 19,3 metros de extensão com área total de 776 metros quadrados.

Campolina concluída

Outra obra de mobilidade urbana que está em fase de liberação total para o tráfego de veículos é a Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, que liga a Rua Cristal à Avenida Morangueira, também na região Norte da cidade. A liberação da via ainda depende da relocação de postes do sistema de distribuição de energia localizados entre a Avenida Morangueira e a Rua João Luis Dias, na altura do Parque Residencial Cidade Nova.

Segundo técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), os postes deverão ser relocados ainda nesta semana pela Copel e a avenida poderá ser liberada para o tráfego na próxima semana. No conjunto de obras também foi finalizada a complementação da segunda pista da Rua João Luis Dias, que fará futura ligação com as duas pistas do setor norte da Avenida Herval, atualmente interrompida na altura do Jardim Imperial II.

Um balanço realizado pela Semop revela que, com um total de 16 obras de infraestrutura em andamento, a Prefeitura de Maringá está investindo R$ 88 milhões em melhorias nas vias de ligação de bairros em todo o município.

Por Diretoria de Comunicação da PMM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação