Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Palestra gratuita faz reflexão sobre causas do suicídio


Por Redação GMC Publicado 08/04/2019 às 13h18 Atualizado 21/02/2023 às 01h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

‘Suicídio e Condutas Autodestrutivas’ será tema da palestra gratuita do professor Roosevelt Cassorla no Auditório Dona Guilhermina (av. Tiradentes, 710), na próxima sexta (12), às 19h.

Entre as reflexões propostas pelo palestrante está uma questão desafiadora: quais os fatores que fazem com que a vida não mais valha a pena ser vivida? A resposta a essa pergunta pode levar a uma encruzilhada.

No artigo ‘O sentido da vida e o desafio do suicídio’, Roosevelt Cassorla pondera que a capacidade de pensar conduz ao entendimento individual do significado da vida, mas diversos fatores podem perturbar esse equilíbrio.

“O suicida não quer viver porque procura escapar de um sofrimento insuportável”, afirma o professor de Psicologia Médica da Unicamp e autor de vários livros sobre o tema.

Cassorla elenca em seu artigo algumas situações que podem explicar o ato extremo, como a busca por outra vida, reencontro com pessoas queridas, vingança e um pedido de ajuda.

“O suicida costuma comunicar seu desespero. Uma tentativa de suicídio não bem sucedida é uma mensagem desesperada”, afirma, acrescentando que “o encaminhamento a um profissional de saúde mental é sempre necessário nesses casos”.

“Existem outros comportamentos autodestrutivos como acidentes, uso de drogas, falta de cuidados pessoas, excesso de trabalho, busca de situação de violência”, explica Roosevelt Cassorla.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação