Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Parque do Ingá terá noite de observação de morcegos


Por Redação GMC Publicado 17/09/2018 às 17h21 Atualizado 18/02/2023 às 08h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estão abertas as inscrições para “A Noite dos Morcegos” que será realizada no dia 3 de outubro, entre as 19h30 e 22h30, no Parque do Ingá. O evento tem como objetivo desmistificar histórias negativas e ressaltar a importância ambiental dos morcegos.

Inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/nERzEyN5mCwARVmz1 sendo apenas necessário, no dia do evento, a entrega de 1 litro de leite a ser repassado ao Provopar. Vagas são limitadas e o evento é aberto a todas as idades.

A trilha terá duração de aproximadamente 50 minutos, formada por 40 pessoas por grupo, quatro pontos de parada para observação de animais vivos com a apresentação da biologia dos morcegos por monitores e palestra sobre curiosidades e hábitos dos animais.

O gerente de Parques da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Adeilson Silva, lembra que o evento, além de ser educação ambiental, é mais uma forma de atrair as famílias para o parque. “Nossa intenção é sensibilizar a comunidade para o cuidado da fauna, essencial para a preservação dessas áreas verdes. Outra mensagem que também queremos deixar é a de que todos somos responsáveis pelos parques”, destaca.

O professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (Geemea), Henrique Ortêncio Filho, ressalta que o apoio da Prefeitura assegura maior amplitude ao evento e destaca a importância dos morcegos para preservação do parque.

“São 12 espécies que atuam na manutenção do parque com a polinização, dispersão de sementes e controles de insetos e outros animais. Independente do hábito alimentar (apenas 3 das 1300 espécies são hematófagas) o morcego não é vilão da natureza”, frisa Ortêncio Filho.

Aproximadamente 500 espécies de plantas tropicais são polinizadas pelos morcegos, únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar. Há a presença de insetívoros, polinívoros e animais com outros hábitos alimentares. A maioria inicia suas ações ao anoitecer e alguns morcegos podem comer quantidades correspondentes a uma vez e meia o seu peso em uma só noite.

A Noite dos Morcegos é uma realização do Geemea, Sema, Departamento de Ciências, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da UEM e do Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil.

Foto: Divulgação

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação