Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Pedidos de aposentadoria de servidores municipais crescem em 2019


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 02/06/2020 às 18h39 Atualizado 22/02/2023 às 21h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ao longo de 2019, 396 servidores municipais pediram e conseguiram se aposentar. No comparativo com 2018, houve um aumento de 37% no resultado. Os dados constam em um relatório da Maringá Previdência, autarquia responsável por aposentadorias e pensões dos trabalhadores municipais.

Das 396 aposentadorias, 323 são de pessoas do fundo financeiro da Maringá Previdência; 73, do previdenciário. Do número total, 61 são pensões concedidas pelo município no ano passado.

O fundo financeiro é o deficitário, que recebe aportes do município. O fundo previdenciário é o mais recente, superavitário.

A diferença no pedido de aposentadorias de um ano para o outro chama a atenção. É que é um número alto. De 2017 para 2018, por exemplo, houve diferença negativa de solicitações – uma diferença de 2,3% para menos.

Na avaliação da diretora-superintendente da Maringá Previdência, Cinthia Amboni, a razão do aumento foi a aprovação da reforma da previdência federal. Embora tenha focado nos servidores da União, houve indicativos de que a medida seria replicada nos outros entes da federação. Há questionamentos jurídicos quanto a isso, mas o assunto não está pacificado.

Maringá tem atualmente 14 mil pessoas sendo asseguradas pela Maringá Previdência. 3,4 mil são inativas.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação