Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Outras pandemias já assustaram Maringá na história; RELEMBRE


Por Monique Manganaro, com projeto Maringá Histórica e Exame Publicado 20/03/2020 às 17h43 Atualizado 23/02/2023 às 16h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os impactos do coronavírus pelo mundo exigiram medidas drásticas de dezenas de países e mudaram a rotina de boa parte da população mundial. Pela facilidade de transmissão, a Covid-19 se espalhou por mais de 150 nações ou territórios e já matou milhares de pessoas, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar da proporção que a situação tomou, essa não foi a primeira vez que o planeta viu uma epidemia (ou pandemia, em outros casos) gerar desesperado na população.

Com apenas 72 anos, Maringá, por exemplo, já enfrentou ao menos outras duas pandemias que assustaram os moradores. Relembre:

Gripe A (H1N1)

Caso mais recente, a Gripe A (H1N1), conhecida como a gripe suína, teve o primeiro caso registrado no México, em 2009. Segundo dados levantados pela revista Exame, a doença foi declarada pandemia em junho daquele ano, depois que a OMS contabilizou 36 mil casos em 75 países.

No total, foram 187 países atingidos e quase 300 mil mortes.

Em Maringá, a doença também foi fatal. De 2009 a 2010, conforme números da Secretaria de Saúde do município, foram 150 casos confirmados e pelo menos 14 pessoas morreram.

A primeira morte registrada na cidade foi em 5 de agosto de 2009. Era um homem, de 40 anos.

O fim da pandemia foi decretado pela OMS em agosto de 2010.

Gripe Asiática

Outra pandemia que chegou à cidade foi a Gripe Asiática, em 1957. A doença, que teve início na China, matou aproximadamente dois milhões de pessoas, conforme a Exame, principalmente idosos.

Recentemente, o projeto Maringá História relembrou os efeitos da epidemia na cidade ao divulgar recortes do “Jornal de Maringá” que noticiou o possível cancelamento do desfile de 7 de setembro por causa da preocupação com a Gripe Asiática. A notícia foi dada em 29 de agosto de 1957.

Em 26 de outubro, o mesmo jornal comparou as mortes provocadas pela gripe com as ocasionadas por acidentes de trânsito.

A reportagem do GMC Online não encontrou registros de mortes por Gripe Asiática em Maringá.

Gripe Espanhola

Antes mesmo de Maringá ser fundada, uma pandemia já tinha sido registrada e matado milhões de pessoas pelo mundo. “Mãe de todas as epidemias”, como ficou conhecida posteriormente, a Gripe Espanhola teve os primeiros casos identificados nos Estados Unidos, em 1918, entre soldados do Exército, segundo a revista Exame.

A pandemia fez mais vítimas fatais do que a Primeira Guerra Mundial. Enquanto as batalhas pelo mundo tiraram a vida de aproximadamente 30 milhões de pessoas, acredita-se que a Gripe Espanhola tenha matado entre 50 e 100 milhões de pessoas. 40% da população mundial foi infectada.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação