Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Pesquisa nacional sobre nutrição infantil é realizada em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 26/06/2019 às 13h08 Atualizado 23/02/2023 às 03h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Ministério da Saúde deu início a uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de crianças até cinco anos. No Paraná serão visitadas 1.200 famílias de dez cidades.

Em Maringá, uma pesquisadora irá visitar cinquenta casas. A escolha das regiões da cidade onde a pesquisa será realizada é por sorteio. O objetivo é reunir informações sobre a alimentação infantil para traçar políticas públicas.

A supervisora do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), no Paraná, Maura Machado Frazeto, explica como é o trabalho. Na cidade, a pesquisa já começou.

“Vamos até os domicílios selecionados, verificamos se tem crianças de 0 a 5 anos e perguntamos se podem participar da pesquisa. É realizada uma entrevista com a mãe sobre os hábitos alimentares da família, se cozinham ou comem fora, o aleitamento e se consomem açúcar e refrigerante. Se a família permitir, é feita uma coleta de sangue da criança”, diz Maura.

O problema é que a pesquisa do Ministério da Saúde está despertando desconfiança na população. Nem sempre o pesquisador é bem recebido. A supervisora explica que todo pesquisador tem um crachá de identificação e as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 808 09 90.

O resultado para a família sai em 40 dias. Mais informações no site.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação