Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Podcast CBN Maringá: Vamos falar de… biodiversidade


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 22/05/2020 às 19h12 Atualizado 23/02/2023 às 00h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade. A diversidade biológica, a diversidade de animais, de plantas que garantem um sofisticado equilíbrio ao planeta Terra.

Neste quesito, Maringá é uma cidade privilegiada. Temos bosques que são reservas nativas da Mata Atlântica, onde a vida se multiplica. Muito graças aos corredores da biodiversidade, que interligam os rios e matas na área urbana.

O biólogo do Parque do Ingá, Rogério Lima, nos ajuda a visualizar os corredores da biodiversidade, que foram implantados de forma pioneira no Brasil, em 2012.

“Se imaginarmos um mata de Maringá, com o Parque do Ingá e o Bosque II sendo os pulmões da cidade, veremos ali o começo do corredor ecológico, as nascentes que permitem o fluxo de reprodução e alimentação dos organismos vivos. A manutenção desses ambientes permitem a preservação da biodiversidade, seja aqui ou nas áreas um pouco mais afastadas de Maringá”, declarou.

A biodiversidade é tão importante que está na essência da própria sobrevivência humana. O homem, que é um predador, pode até nem perceber, mas quando promove a extinção de uma espécie, coloca em risco toda uma cadeia de seres e ambientes.

O ser humano pode se sentir uma espécie poderosa, mas também depende desta cadeia para sobreviver.

Ouça o podcast completo no Spotify!

Produção e reportagem: Luciana Peña

Edição e sonorização: Claúdio Beltran

 

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação