Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Postos de saúde abrem neste sábado para vacinação em Maringá


Por Redação GMC Publicado 29/05/2019 às 19h06 Atualizado 22/02/2023 às 16h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá realiza neste sábado (1º) o Dia D das vacinas contra febre amarela, gripe e atualização da carteira vacinal. Com exceção da Sala de Vacina da secretaria e a Unidade Básica de Saúde do Maringá Velho, 33 postos de saúde abrirão das 8h às 17 horas para vacinação. É necessário levar documentos pessoais e a carteira de vacina.

Segundo a secretaria, a ação tem o objetivo de oportunizar aqueles que ainda não foram imunizados ou não completaram esquemas de vacinação, conforme pede o calendário de vacinação.

“É importante que as pessoas aproveitem esse dia para que coloquem em dia o cartão da vacina. Precisamos nos prevenir já que algumas doenças estão aparecendo novamente”, disse o secretário de Saúde, Jair Biatto.

Confira o endereço e telefone dos postos de saúde.

Perguntas e respostas

Porque vacinar-se contra a febre amarela?

Mesmo com a chegada dos dias frios, o mosquito transmissor continua ativo e a vacinação é o meio mais seguro e eficaz de proteção contra a doença. Segundo dados divulgados pela secretaria, o Paraná já possui 16 casos confirmados da doença e uma morte ocorrida em março desse ano. Em Maringá, a vacina está disponível de segunda a sexta em 33 postos de saúde. O esquema vacinal atual é de dose única entre nove meses e 59 anos. Quem já tem uma dose é considerado vacinado.

Porque vacinar-se contra a gripe?

Infelizmente ainda temos muitas pessoas a serem vacinadas dentro dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. O grupo prioritário é formado por crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, policiais civis, militares, forças armadas e bombeiros, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. A campanha nacional de vacinação contra gripe, que termina nesta sexta, 31, continua até segunda, 3, em aguardo à definição de prorrogação, encerramento ou ampliação da campanha.

Porque atualizar a carteira vacinal?

De acordo com a secretaria, estamos vivenciando o retorno de doenças que já estavam controladas e quase erradicadas devido à baixas coberturas vacinais, como por exemplo o sarampo. O Ministério da Saúde faz alterações no calendário vacinal praticamente todos os anos ampliando as vacinas disponíveis e a faixa etária contemplada com o objetivo de proteger a população através da vacinação. Por isso, a secretaria segue orientando todos para avaliação anual da carteira de vacinação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação