Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Prefeitura de Maringá abre licitação para comprar 70 câmeras de monitoramento


Por Monique Manganaro Publicado 10/09/2021 às 15h32 Atualizado 20/10/2022 às 16h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Joel Rodrigues/Agência Brasília

A Prefeitura de Maringá anunciou que vai abrir uma licitação para compra de câmeras de videomonitoramento que serão instaladas pela cidade. O município pretende comprar até 70 câmeras e pagar pelos serviços no máximo R$ 2.178.498,00. 

A ideia, segundo a prefeitura, é que os novos equipamentos modernizem o atual sistema de videomonitoramento de Maringá. Para isso, por meio da licitação, o município deve contratar uma empresa que forneça os equipamentos e faça a instalação e a configuração de cada um. 

As novas câmeras, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, deverão ter capacidade de reconhecimento e identificação facial, além de reconhecimento e leitura de placas de veículos, de acordo com a prefeitura. O principal objetivo é “criar ações de auditoria e inteligência na prevenção e ações efetivas de combate à criminalidade, visando a redução dos índices, maior segurança e promoção do bem-estar da população”, destaca o município no edital. 

A previsão é que os equipamentos sejam distribuídos em pontos estratégicos que contemplem espaços com grande movimentação de veículos e pedestres. 44 câmeras vão monitorar trechos da cidade onde há movimentação intensa de veículos todos os dias, como as vias de acesso ao município. A Avenida Colombo na saída para o distrito de Iguatemi, as avenidas marginais do Contorno Norte e o viaduto da PR-323 também poderão receber equipamentos. 

As outras 26 câmeras ficarão em pontos dentro da cidade com grande fluxo de pessoas: a Vila Olímpica, a Praça Napoleão Moreira, a Catedral, o Parque do Ingá, a Praça Raposo Tavares, o Parque do Japão, o Buracão, a Praça Renato Celidônio, o Estádio Willie Davids, além de dois pontos em Iguatemi. 

O sistema deverá ser monitorado pelo Centro de Controle Integrado da Secretaria de Segurança de Maringá.

O edital de licitação foi publicado nesta quinta-feira, 9, mas a abertura para propostas só deve ocorrer no próximo dia 24.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação