Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Procura por imóveis com varandas cresce devido à pandemia


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 06/07/2020 às 11h43 Atualizado 24/02/2023 às 13h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Jany Lima

Em regra as varandas dos apartamentos são pequenos espaços dentro de casa. Um cantinho que nem todo mundo dá atenção.

Ou melhor, que nem todo mundo dava atenção, porque nesta pandemia as varandas se transformaram numa das áreas mais frequentadas pelos moradores.

É o espaço em que se pode ver o mundo lá fora, enquanto se cumpre o isolamento social.  É o cantinho em que se tem a impressão de estar ao ar livre. De não estar trancado dentro de casa. 

O mercado imobiliário já detectou este comportamento, que é fruto da pandemia do coronavírus.

Em maio, houve um aumento de 128% na procura por apartamentos com sacadas em relação a maio do ano passado. O levantamento é da Imóvelweb.

A jornalista Jany Lima, sempre valorizou este cantinho do apartamento, mas muito mais agora. A varanda ganhou plantas e decoração para se tornar um espaço de descanso neste momento tão tenso. 

“Eu curto muito minha sacada. Meu apartamento fica à leste, então tenho uma vista bem bonita do sol nascendo, sou bastante sortuda […]. Agora, no período de pandemia, […] ficar na sacada dava uma sensação de que você estava num ambiente externo, porque apartamento é complicado, você não tem quintal. Eu comecei a passar mais tempo na sacada e eu achei que estava faltando alguma coisa nela. Então, […], fui e comprei bastante plantas, coloquei nela. Também, comprei duas cadeiras confortáveis para passar mais tempo ali, lendo ou curtindo o final do dia, de uma forma mais confortável”, conta Jany.

Dicas para tornar a sacada um ambiente mais aconchegante não faltam. Tudo muito simples de fazer.

“Se você gosta de plantas e tem paciência para cuidar, acho que é uma coisa que sempre faz diferença na sacada, deixa tudo mais bonito. O verde dá uma alegria para a casa”, diz a jornalista.

Foto: Jany Lima

Em Maringá, as construtoras estão atentas a este movimento do mercado. Muitos apartamentos são construídos com sacadas para valorizar as paisagens. A cidade tem muita área verde. O gerente de uma construtora Márcio Capristo,  diz que as varandas, nesta pandemia ganharam mil e uma utilidades.

“As pessoas usam a varanda para home [office], para ficar, espaço para lazer, até para se exercitar. […] As pessoas querem cada vez mais esses espaços”, explica Capristo.

O executivo acredita   que a valorização das sacadas é uma tendência que veio para ficar.

“Mesmo depois que passar a crise da pandemia, teremos, sim, uma mudança comportamental. Todos nós estamos mais voltados para as coisas pessoais. A casa se tornou cada vez mais uma fortaleza, é o nosso lar, é o nosso canto”, acrescenta o gerente da construtora.

E por causa da pandemia, aumentou o desejo pelo imóvel próprio. Segundo a  Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, aumentou em 8% o financiamento de imóveis.

Foto: Jany Lima

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara.Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação