Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Projeto abre inscrições para aulas gratuitas de instrumentos musicais e dança em Maringá


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 11/02/2022 às 17h56 Atualizado 20/10/2022 às 13h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Reprodução/ Arquivo/Som da Banda

O projeto Som da Banda oferece cursos de formação gratuitos a crianças e adolescentes desde 2013 em Maringá. Mais de 2 mil alunos já passaram pelo projeto. As aulas são de instrumentos da música clássica e orquestral e também de dança, desenho coreográfico e balizas.

Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp

Foram abertas mais de 170 vagas em vários cursos. Para participar não é necessário ter o instrumento, como explica o coordenador artístico do projeto e maestro, Graziani Moraes. “O projeto Som da Banda, é um projeto que visa oportunizar para jovens, crianças e adolescentes de Maringá e da Região Metropolitana, acesso a aulas gratuitas de música e dança. Sendo música, instrumentos da família dos metais, e sopros da família dos metais. Que são os trompetes, trombones, trompas, tubas, eufônio, e percussão. Sendo Percussão erudita, aquela que é utilizada em orquestras. Percussão popular e rudimentar. A rudimentar é uma percussão que é utilizada […], em desfiles para deslocamento do grupo em avenidas”, declara Moraes.

“Nós Temos as aulas também de dança. Onde compreendemos ensino de balizas, onde utilizamos muito mais o trabalho com a ginástica rítmica. Temos o corpo coreográfico, que é formado por alunos que se interessam por dança, em geral. Mas também, é direcionado para bandas e fanfarras. Existe uma certa marcialidade exigida para competições, pois também participamos e competições. E estamos abrindo vagas também para um trabalho de dança geral, que é para trazer uma qualificação, um melhor desenvolvimento da parte estética tanto das balizas, quanto do corpo coreográfico”, diz.

“Para atender as crianças e os mais novinhos, na área de música, que é dos 6 a 9 anos. Estamos abrindo vagas de musicalização. Temos mais de 170 vagas abertas para os nossos alunos, Quem pode participar?. É toda a comunidade, toda a população de Maringá e Região Metropolitana de Maringá. Que tenha interesse em se desenvolver na área artística, na música e na dança. Para crianças e adolescentes temos uma exigência, é necessário estar estudando no ensino regular, estar na escola. […]. Não precisa ter instrumentos musicais, ou equipamentos de dança para fazer parte. Nós oferecemos isso tudo, para quem ter interesse em aprender música e dança”, complementa.

A iniciativa é direcionada a crianças e adolescentes até 17 anos. As inscrições seguem até dia 4 de março, presencialmente no Colégio Estadual João de Faria Pioli. “De segunda, quarta e sexta das 18h até as 20h da noite, é o horário de atendimento. E aos sábados das 09h às 12h”, conclui.

LEIA TAMBÉM: Curso de defesa pessoal feminina em Maringá abriu inscrições nesta quarta-feira

Confira a lista:

Trompete iniciante – 08 Vagas – A partir dos 10 anos
Trompete avançado – 06 Vagas – A partir dos 10 anos
Trompa iniciante – 08 Vagas – A partir dos 10 anos
Trombone iniciante – 05 Vagas – A partir dos 10 anos
Trombone avançado – 03 Vagas – A partir dos 10 anos
Eufônio iniciante – 03 Vagas – A partir dos 10 anos
Eufônio avançado – 02 Vagas – A partir dos 10 anos
Tuba iniciante – 03 Vagas – A partir dos 10 anos
Tuba avançado – 02 Vagas – A partir dos 10 anos
Percussão iniciante – 12 Vagas – A partir dos 10 anos
Percussão avançado – 07 Vagas – A partir dos 10 anos
Musicalização – 20 Vagas – A partir dos 06 anos até os 9 anos
Corpo coreográfico – 40 vagas – A partir dos 10 anos
Dança – 40 vagas – A partir dos 10 anos
Balizas iniciantes – 12 vagas – A partir dos 06 anos até os 10 anos
Vagas para músicos da banda (precisa ter experiência): trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio e percussão.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação