Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Ratinho Junior confirma abertura de 20 leitos de UTI no HU


Por Monique Manganaro, com informações de Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 24/04/2020 às 15h16 Atualizado 23/02/2023 às 08h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Como já era previsto, a visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior a Maringá nesta sexta-feira, 24, trouxe boas notícias para o Hospital Universitário. Durante entrevista coletiva, o governador do estado confirmou os recursos que permitem a abertura de 20 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no HU de Maringá.

No total, são R$ 7,8 milhões entregues de forma escalonada nos próximos seis meses para pagamento de profissionais que trabalharão na nova ala do hospital. Além disso, outros R$ 7,5 milhões vão custear a compra de equipamentos e mobiliários.

De acordo com Ratinho Junior, parte dos recursos destinados ao hospital veio de uma doação da Assembleia Legislativa do Paraná ao estado. O montante também engloba recursos do governo federal.

Além dos leitos de UTI, serão abertos novos leitos de enfermaria. O investimento, segundo o governador, não fará parte do hospital funcionar como um hospital de campanha, já que este atua somente por um período programado e, depois, é desmontado. Os novos leitos criados no HU serão, de acordo com Ratinho Junior, incorporados ao sistema de saúde da cidade e ficarão de forma permanente.

Um estudo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) mostrou que para colocar em funcionamento definitivo a nova ala do HU será necessário contratar 554 servidores, porque são necessários: dois médicos e um fisioterapeuta para cada dez leitos, um enfermeiro para cada oito leitos e um técnico de enfermagem para cada dois leitos, por turno. E um hospital funciona com três turnos.

Ratinho Junior, no entanto, afirmou que a contratação de servidores de forma definitiva terá que ficar para uma próxima fase.

O edital para o chamamento público de profissionais para a nova ala será lançado pelo Hospital Universitário. Os recursos já estão disponíveis.

Durante a coletiva, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, comentou a situação do coronavírus no Paraná e afirmou que a realidade é “tranquila”, na medida do possível. “Temos uma situação equilibrada. Se não cuidarmos disso, fatalmente o vírus também vai circular, porque a grande maioria dos portadores do vírus é assintomática”, afirmou.

Para o governador do estado, não está descartada a possibilidade de que novas medidas rigorosas sejam tomadas caso o sistema de saúde dê sinais de que não vai suportar a demanda.

Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação