Fechar

Maringá

Saúde

Saúde confirma primeira morte por gripe em Maringá

Publicado por Nailena Faian, 16:55 - 06 de Junho de 2019

Bloco de Imagem

Foto: CBN Maringá

Maringá registrou a primeira morte por gripe neste ano, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (6) pela Secretária Municipal de Saúde. A vítima foi uma mulher de 73 anos, que morreu em 30 de abril. Segundo a pasta, o diagnóstico foi de gripe tipo A sazonal H3.



“A idosa já tinha outras morbidades e acabou confirmando a influenza. É importante dizer dizer que tem outros casos em investigação que não tem confirmação, mas é uma realidade que tem acontecido no Brasil, que está com mais casos de gripe aparecendo. E aí a gente reforça a necessidade de se vacinar, principalmente o grupo de risco”, diz o secretário de Saúde, Jair Biatto.



Conforme o boletim epidemiológico, neste ano Maringá contabiliza dois casos de gripe A/H1N1 e dois de outros subtipos de influenza, ambos autóctones. Já as notificações de todos os tipos de gripe somam 107, sendo que 86 foram descartadas e 17 estão em andamento.


Dengue
O boletim epidemiológico também mostra os casos de dengue registrados de 29 de julho do ano passado até o momento. Maringá contabiliza 383 casos confirmados, 71 a mais que na semana anterior. São 2.945 notificações da doença, sendo que 1.442 foram descartadas e 1.120 estão em andamento. No período, a cidade registrou óbito de duas pessoas por dengue.



"A dengue é cíclica. Passamos períodos de menos casos e agora aumentamos novamente. Já se percebe a adaptação do mosquito, mesmo nos dias mais frios, período que deveria diminuir os casos. Não temos epidemia, diferente que outros municípios, mas é importante reforçar o papel da população de cuidar dos seus quintais", alerta Biatto.



Em relação ao zika vírus e a chikungunya, os números permanecem os mesmos do boletim anterior. Há uma confirmação de chikungunya e 17 notificações, sendo que seis estão em andamento e dez foram descartadas. Do zika vírus são três notificações e todas foram descartadas.

Bloco de Imagem

Infográfico: Folhapress

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo