Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Secretaria de Saúde faz alerta para casos de sífilis em Maringá


Por Redação GMC Publicado 03/10/2019 às 20h24 Atualizado 24/02/2023 às 11h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria de Saúde de Maringá oferece diariamente estratégias de prevenção e tratamento para sífilis. Ainda assim, 231 casos de Sífilis foram notificados neste ano, envolvendo homens e mulheres.

Além de 43 gestantes e 27 casos de sífilis congênita, quando a criança nasce com o diagnóstico positivo. Para reforçar a prevenção contra a doença, a secretaria realiza entre os dias 14 e 18 de outubro, a Semana de Enfrentamento da Sífilis. A programação será divulgada nos próximos dias.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município oferecem teste rápido de sangue para detectar a existência da doença. Os testes são realizados de forma segura e sigilosa e levam cerca de 20 minutos para o resultado. O horário para fazer o teste no CTA é de segunda a quinta, das 7h30 às 16 horas. Já nas UBSs, é de acordo com o horário de funcionamento de cada.

A infecção é transmitida sexualmente e pode colocar em risco a vida do bebê durante a gestação. Em 2018, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou mais de nove mil exames de Sífilis.

Além de oferecer testes rápidos para exames de Sífilis, a rede pública de saúde, por meio do CTA, disponibiliza gratuitamente preservativos masculino e feminino para a população.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação