Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Secretaria de Saúde realiza mutirão de mamografia até 31 de outubro


Por Redação GMC Publicado 09/10/2018 às 14h34 Atualizado 18/02/2023 às 13h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês de outubro, das 8h às 16 horas, ′Mutirão de Mamografia′ para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem precisar passar pela Unidade Básica de Saúde (UBS). A ação é em alusão ao ′Outubro Rosa′ mês que reforça a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A abertura oficial será nesta quarta, 10, às 15 horas, na sala 4 da secretaria, local preparado para os atendimentos.

Mulheres fora da faixa etária estabelecida também poderão comparecer na secretaria caso identifiquem nódulos ou sintam dores na região da mama. Após, serão encaminhadas para mamografia no Hospital do Câncer, parceiro da ação. Caso haja diagnóstico positivo, profissionais das UBSs entrarão em contato com a paciente para início de tratamento.

Em Maringá, no primeiro semestre deste ano, 24 mulheres morreram de câncer de mama. A faixa etária com mais óbitos é de 60 a 69 anos, com sete casos. Ano passado, foram 43 mortes. Destas, 11 mulheres de 50 a 59 anos e 11 mulheres de 60 a 69 anos. Em 2016, foram 39 casos, sendo 11 com mulheres de 80 anos ou mais

Os exames para diagnóstico e prevenção devem ser feitos ao menos uma vez por ano. O paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a primeira consulta. Na sequência, o médico responsável fará o encaminhamento para o serviço oncológico, realizado nos hospitais de referência no município: Santa Rita e Hospital do Câncer.

Por Diretoria de Comunicação

Foto: Divulgação

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação