Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Semana de Prevenção às Drogas é realizada em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 23/06/2019 às 13h34 Atualizado 23/02/2023 às 02h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Para quem luta contra o vício em drogas, fazer parte de uma comunidade terapêutica é fundamental. Neste sábado (22),  teve início em Maringá a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, na Praça Pedro Álvares Cabral. O evento é realizado pela Secretaria de Assistência Social. 

O Osvaldemir dos Santos tem 54 anos. Desde os 15, é usuário de drogas. Ele disse já ter usado todos os tipos: maconha, crack, bebida alcoólica. Aí, perdeu trabalhos, amigos e família. Há dois meses ele está internado em uma comunidade terapêutica em Maringá. Agora, quer se recuperar e deixar o vício para voltar a viver bem. Na comunidade terapêutica, desenvolve diversas atividades para o corpo e para mente, relata.

“A gente não fica preso ali, tem um lazer que distrai a nossa cabeça”, afirma. 

Maringá tem diversas comunidades e leitos em hospitais e centros de atenção psicossocial para usuários de álcool e drogas. Em 2018, foram feitos mais de dois mil atendimentos. A faixa etária predominante é dos 26 aos 40 anos, tendo o álcool (855), crack (511), cocaína (493) e a maconha (200) como as principais drogas utilizadas. Dos atendidos, 1.745 são homens e 361 são mulheres.

Durante esta semana de prevenção às drogas, estão agendadas ações em escolas e igrejas. O objetivo é mostrar que é possível vencer o vício, diz o diretor de Políticas Sobre Drogas da Sasc, Paulo Gustavo.

“Quando nós falamos de drogas, a cultura, o esporte são as melhores formas de prevenção. Nosso intuito é atingir o maior número de pessoas, [porque] o mais importante é a prevenção.”

Na sexta-feira (28), a semana vai ser finalizada com a 8ª Conferência Municipal de Políticas sobre as drogas. Mais informações estão disponíveis no site da prefeitura

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação