Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Sesa confirma primeiro caso da variante Ômicron em Maringá


Por Lethícia Conegero, com informações da Agência Estadual de Notícias Publicado 19/01/2022 às 22h07 Atualizado 20/10/2022 às 11h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Sesa confirma primeiro caso da variante Ômicron em Maringá
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso da variante Ômicron em Maringá.. Foto: Ilustrativa/Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira, 19, o primeiro caso da variante Ômicron da covid-19 em Maringá.

As informações sobre o paciente e seu estado de saúde não haviam sido divulgadas até o fechamento desta reportagem. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), disse ao GMC Online que ainda não tem informações.

No dia 4 deste mês, o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, disse à CBN Maringá que já haviam casos confirmados de Ômicron na cidade. Mais tarde, o secretário corrigiu a informação e disse que ainda não haviam casos confirmados da variante no município e que os exames estariam em análise.

Ômicron no Paraná

O primeiro caso da variante Ômicron no Paraná foi confirmado no último dia 12. Trata-se de um paciente de 24 anos residente em Curitiba, com caso confirmado para a covid-19 em dezembro. Depois disso, no último sábado, 15, a Fiocruz Paraná enviou um relatório com mais 91 casos da cepa, além da confirmação da predominância da Ômicron no Estado.

Nesta quarta-, 19, o Paraná confirmou mais oito casos da variante Ômicron. Segundo a Sesa, os pacientes são: seis mulheres e dois homens com idades que variam de 22 a 63 anos, residentes em Curitiba (3), Pinhais (1), São José dos Pinhais (1), Castro (1), Maringá (1) e Londrina (1). Agora, o Estado soma 100 casos e nenhum óbito registrado.

Os resultados foram apresentados em um novo sequenciamento genômico do relatório de circulação das linhagens do vírus Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro.

“Cada relatório tem confirmado o que já vínhamos falando desde dezembro sobre a presença e a alta transmissão da Ômicron. Nesse momento precisamos retomar os cuidados não farmacológicos e, acima de tudo, a vacinação contra a Covid-19 para que estes casos não se transformem em perdas humanas”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista à Agência Estadual de Notícias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação