Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Tem luz e ajuda no fim do túnel


Por Michel Felippe Soares - Empreenda ACIM Publicado 06/07/2020 às 21h05 Atualizado 24/02/2023 às 13h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As medidas para evitar a propagação do coronavírus trouxeram grandes impactos aos varejistas maringaenses, mas também motivaram às empresas a serem ágeis na adoção de medidas para minimizar as dificuldades que surgiram.

Pesquisa do Sebrae junto aos empresários locais aponta que 45% migraram o modelo de vendas ou fizeram atendimento online durante a pandemia, 14% lançaram produtos ou serviços, além de terem concedido férias não remuneradas, adotarem suspensão temporária dos colaboradores e negociarem prazos estendidos junto aos fornecedores.

Segundo o estudo, para dois terços das empresas, as perspectivas neste ano serão piores do que em 2019 e 58% recorreram ou terão que recorrer a empréstimos. Para 55% a pandemia trouxe impacto alto ou muito alto.

A mesma pesquisa revela que 13% conseguiram registrar alta nas vendas, o que demonstra que mesmo diante desta crise é possível inovar, crescer e ter melhores perspectivas. Não é fácil, mas é possível.

As empresas encontram ajuda valiosa para superar esta fase por meio do programa Varejo Inteligente, uma iniciativa do Sebrae, ACIM, Sivamar e prefeitura de Maringá. Trata-se de um apoio estratégico para aumentar faturamento, implantar inovação e expandir mercado. Isso se dará, em boa parte, de forma online, por meio de capacitações, exposição de franquias, webnars, entre outros, com opções gratuitas.

O programa vai ajudar as empresas a encontrar soluções de transformação digital. Afinal, a pandemia acelerou as mudanças na forma de consumo, a exemplo do delivery e do e-commerce. E é para se relacionar com esse consumidor que as empresas precisam se reinventar. Não há alternativa: quem quiser permanecer no mercado, precisará adotar novas formas de relacionamento e comunicação com o cliente.

Diante desta crise sem precedente não é fácil encontrar luz no fim do túnel, mas uma prova de que ela existe é que há empresas que conseguiram se reinventar, passando a crescer com inovação. Por meio das iniciativas que a ACIM, Sebrae e outras entidades colocam à disposição é possível conseguir ajuda por meio de novos caminhos rumo à transformação digital.

Michel Felippe Soares é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). FOTO: Divulgação/Acim

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação