Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Terminal Intermodal deve ser inaugurado em novembro


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 18/09/2019 às 14h18 Atualizado 24/02/2023 às 07h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Secretários municipais, vereadores e convidados conheceram nesta quarta-feira (18) as obras do Terminal Intermodal de Maringá. Foi uma visita guiada tendo à frente o prefeito Ulisses Maia. Do lado de fora, quem passa só consegue enxergar a estrutura superior onde irão funcionar as lojas e restaurantes. A parte de baixo, onde irão circular os ônibus, não se pode ver.

Para os pedestres, a curiosidade é saber o que está por trás dos tapumes. Ou melhor, quando os tapumes serão retirados para que se possa circular por calçadas em vez de se arriscar em meio aos carros. E para que finalmente os pontos de ônibus estejam num local mais apropriado. A primeira previsão era setembro. Em julho deste ano, o secretário de Obras disse à CBN que os ônibus iriam para o novo terminal em novembro. O prefeito Ulisses Maia confirmou que a inauguração será em novembro. Mas ainda é previsão.


“A obra está em fase de acabamento, porém depende das empresas – são duas que trabalham nesta parte -, elas deram essa previsão. Nós não podemos garantir, mas é a perspectiva. No dia seguinte à inauguração, [o terminal] já vai funcionar, os ônibus já circularão e a população vai poder usufruir dessa obra importante”, diz Maia.

Na parte térrea, onde estarão os pontos de embarque e desembarque, perto de 30 mil pessoas devem circular todos os dias. Haverá muito muito espaço e conforto para os passageiros, afirma o secretário de Mobilidade Urbana Gilberto Purpur.

“A parte de baixo tem capacidade para atender as 66 linhas que trafegam na área central da cidade. Serão 44 baias que estarão disponíveis para os ônibus, então é espaço mais que suficiente para que a gente traga todas as linhas urbanas aqui para dentro”, detalha o secretário.

O funcionamento do segundo andar do terminal depende da concessão das lojas e restaurantes. A licitação, que está em andamento, vai contratar uma empresa para gerenciar o uso do espaço. Será uma espécie de shopping com vista privilegiada diz o engenheiro José Carlos Horita.

Ouça na CBN

Um detalhe é que os vidros espelhados do terminal terão uma película para evitar que pedestres e pássaros se confundam. O subterrâneo do terminal também ficará pronto para receber um metrô ou VLT, mas como não existe previsão ainda para este modal, o local será isolado.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e entre no nosso grupo. Lembrando que este grupo é restrito a mensagens de administradores.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação