Fechar

Maringá

Ranking

UEM: participação feminina na produção científica é destaque mundial

Publicado por Redação GMC Online, 15:16 - 31 de maio de 2019

Bloco de Imagem

Imagem: Reprodução/Nature

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocupa a segunda colocação em um ranking mundial sobre a proporção de mulheres na autoria de artigos científicos. A lista foi publicada na revista científica britânica Nature.


No Ranking Leiden anual (como é chamado o ranking global de diversidade de gênero em pesquisa), a UEM só fica atrás da Universidade Médica de Lublin, na Polônia, que tem 56% de seus artigos produzidos por mulheres entre 2014 e 2017.


De acordo com o levantamento, do total de artigos produzidos na UEM nesse período, 54,1% tem autoria feminina. 


Metodologia


Os resultados gerais mostram que as mulheres são responsáveis por cerca de 30% das autorias de trabalhos acadêmicos em todo o mundo.


Para criar a métrica de gênero, foram analisadas a produção de 963 universidades em todo o mundo. Foi utilizado um algoritmo para atribuir gênero a nomes de autores e assim foi possível determinar quantas autorias totais de uma universidade eram homens ou mulheres.

Bloco de Imagem

Imagem: Reprodução/Ranking Leiden

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo