Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

UEM: participação feminina na produção científica é destaque mundial


Por Redação GMC Online Publicado 31/05/2019 às 18h16 Atualizado 22/02/2023 às 16h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocupa a segunda colocação em um ranking mundial sobre a proporção de mulheres na autoria de artigos científicos. A lista foi publicada na revista científica britânica Nature.

No Ranking Leiden anual (como é chamado o ranking global de diversidade de gênero em pesquisa), a UEM só fica atrás da Universidade Médica de Lublin, na Polônia, que tem 56% de seus artigos produzidos por mulheres entre 2014 e 2017.

De acordo com o levantamento, do total de artigos produzidos na UEM nesse período, 54,1% tem autoria feminina. 

Metodologia

Os resultados gerais mostram que as mulheres são responsáveis por cerca de 30% das autorias de trabalhos acadêmicos em todo o mundo.

Para criar a métrica de gênero, foram analisadas a produção de 963 universidades em todo o mundo. Foi utilizado um algoritmo para atribuir gênero a nomes de autores e assim foi possível determinar quantas autorias totais de uma universidade eram homens ou mulheres.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação