Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Vacina BCG será aplicada apenas nas UBSs regionais, diz prefeitura


Por Redação GMC Publicado 05/08/2019 às 11h09 Atualizado 23/02/2023 às 18h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A partir desta segunda-feira (5), a Secretaria de Saúde de Maringá aplicará a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) apenas nas Unidades Básicas de Saúde Regionais em um dia específico na semana. Nas segundas (UBS Quebec), terças (UBS Zona Sul), quartas (UBS Pinheiros), quintas (UBS Iguaçu) e sextas (UBS Tuiuti). A aplicação funciona das 9h às 15h.

A medida prevê a redução do estoque nas próximas semanas devido a análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), instituição vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que verifica a qualidade e segurança das vacinas que serão disponibilizadas em todo o país. O Ministério da Saúde aguarda documentação da Organização Pan-Americana de Saúde para liberação das doses que já estão no Brasil.

A vacina protege contra as formas graves de tuberculose na infância e é obrigatória para todos os recém-nascidos com peso acima de 2 kg. Para a imunização, pais e/ou responsáveis devem apresentar documentos pessoais, bem como o cartão de vacina e o registro de nascimento do recém-nascido. A aquisição das doses é feita pelo Ministério da Saúde, que distribui aos municípios, por meio das regionais. Em Maringá, as doses são encaminhadas pela 15ª Regional de Saúde do Estado.

Por Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação