Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Confira 15 razões para não perder as esperanças durante pandemia


Por Isabela Palma Publicado 01/04/2020 às 16h09 Atualizado 23/02/2023 às 14h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em meio ao caos e temores a respeito da disseminação do novo coronavírus pelo mundo, se manter informado parece uma tarefa desanimadora e angustiante devido ao “bombardeio” de más notícias. Porém, para enfrentar uma crise e superar o desconhecido, é preciso manter a esperança.

O Portal GMC Online preparou uma lista de razões para você continuar acreditando. Notícias boas sobre recuperações e descobertas que vão te dar a confiança de que cientistas e autoridades no mundo todo não medem esforços para, juntos, derrotar a Covid-19. Confira!

  • NÚMERO DE NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS CAÍ NO BRASIL

Os dados apresentados na última segunda-feira, 30, apontam que 323 novos casos de coronavírus no país foram relatados. Essa é a menor taxa diária em 5 dias.

Leia mais em R7.

  • LABORATÓRIO EM MARINGÁ PODE FAZER TESTES DE COVID-19 EM BREVE

O Laboratório de Análises Clínicas (LEPAC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está elegível para iniciar a testagem para coronavírus na cidade e região. A proposta precisa da autorização e auxílio de equipamentos do governo do Estado, mas a direção afirma ter a estrutura ideal para ajudar a acelerar os resultados.

Leia mais no Portal GMC Online.

  • PESQUISADORES BRASILEIROS CRIAM VENTILADOR PULMONAR 15 VEZES MAIS BARATO

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um ventilador pulmonar, para auxiliar em casos emergenciais, que podem ser produzidos em menos de 2 horas com custo de R$ 1 mil – o ventilador mais barato do mercado custa R$ 15 mil. O produto visa suprir a demanda do equipamento durante a pandemia de coronavírus.

Leia mais no G1.

  • EM 31 DE MARÇO, MARINGÁ NÃO REGISTROU CASOS NOVOS DE CORONAVÍRUS

Segundo dados atualizados da Prefeitura de Maringá, na terça-feira, 31, o número de casos positivos eram 16 – o mesmo de segunda, 30. Os casos ′encerrados′ por terem testado negativamente ou terem finalizado o isolamento domiciliar, somam 183.

Leia mais no Portal GMC Online

  • UNIVERSIDADE DESENVOLVE TESTE DE CONFIRMAÇÃO DE COVID-19 MAIS BARATO

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu um teste para detectar a presença da covid-19 que poderá ser realizado de forma mais rápida a um custo menor, possibilitando, mais facilmente, a reprodução em larga escala. A testagem detecta a presença de anticorpos que podem aparecer no organismo poucos dias após a infecção, facilitando a identificação de pacientes assintomáticos do vírus.

Leia mais em Revista Planeta.

  • IDOSA DE 97 ANOS É CURADA DA COVID-19

A moradora de Recife, Pernambuco, é mais uma paciente curada do coronavírus no Brasil. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ela é a 14ª recuperada da doença no Estado.

Leia mais em Diário de Pernambuco.

  • CIENTISTAS BRASILEIROS PODEM CRIAR VACINA INOVADORA CONTRA CORONAVÍRUS

Pesquisadores brasileiros investigam, há mais de um mês, uma vacina a partir de partículas artificiais similares ao covid-19. Experimento diferente do seguido pela maioria dos cientistas no mundo, a proposta é criar anticorpos que ataquem uma parte específica do vírus – a que o faz entrar na célula. Segundo os estudos, o procedimento poderá induzir uma resposta imunológica mais forte do organismo.

Leia mais no R7.

  • AUSTRÁLIA REDUZ A CURVA DE CONTÁGIO DE CORONAVÍRUS

O país obteve sucesso em reduzir o número de novos casos diagnosticados com a doença, graças a políticas de distanciamento social. Para incentivar as pessoas a ficarem em casa, o governo realizou a doação de 180 bilhões de dólares australianos (cerca de 10% do PIB do país) na Economia, como uma forma de alívio para o setor, assim como para trabalhadores e empresas afetadas. Na última semana, os casos diários caíram de 30% para 9%.

Leia mais na Veja.

  • ISRAEL SE PREPARA PARA TESTAR VACINAS PARA CORONAVÍRUS EM ANIMAIS

A pesquisa para a vacina contra a covid-19 teve início em fevereiro e apresenta progressos significativos, segundo o governo. A equipe do Instituto de Pesquisas Biológicas de Israel (IIBR) afirma que está preparando um modelo do protótipo da vacina para começar os testes experimentais em roedores.

Leia mais em Exame.

  • CONFINAMENTO SALVOU QUASE 60 MIL VIDAS NA EUROPA

Segundo um estudo da Imperial College de Londres, as medidas de distanciamento social adotadas na Europa salvaram cerca de 59.000 vidas em 11 países infectados pelo coronavírus, número superior aos casos de óbito no continente. No caso da Itália, país que mais sofre com a pandemia, o número é de 38 mil pessoas salvas, diante de 11 mil mortes atuais. Asism, os pesquisadores destacam que “muitas outras mortes serão evitadas se as medidas forem mantidas até que a transmissão (da doença), caia para níveis baixos”.

Leia mais na IstoÉ.

  • NÚMERO DE PESSOAS CURADAS DA COVID-19 CHEGA A QUASE 200 MIL

O resultado do monitoramento em tempo real realizado pela Universidade Johns Hopkins, aponta que 185.241 pessoas já tenham apresentado recuperação da doença provocada pela covid-19 em todo o mundo. Sendo 76 mil na China, 22 mil na Espanha e 15 mil na Itália, países mais afetados pela pandemia. No Brasil, foram 127 recuperações até a produção da matéria.

  • PACIENTES APRESENTAM MELHORA APÓS TRATAMENTO COM PLASMA DE PESSOAS RECUPERADAS

Procedimento já utilizado para tratar casos de H1N1, Ebola e SARS, a transfusão sanguínea de pessoas curadas do coronavírus para pacientes em quadros graves tem se mostrado eficiente. Isso porque o plasma (parte componente do sangue) do doador apresenta anticorpos contra o vírus, que facilitam a melhora de pacientes que dependem de equipamentos respiratórios e passaram a apresentar quadro estável dentro de alguns dias após a transfusão.

Leia mais no G1.

  • NA CHINA, INDUSTRIA E COMÉRCIO VOLTAM A FUNCIONAR

Dois meses após fecharem as portas e decretarem estado de quarentena, as Industrias e comércios na Chinam voltam a funcionar, após controle da transmissão do vírus dentro o País.

Leia mais em Jornal de Brasília.

  • CIDADE ERRADICOU CORONAVÍRUS EM DUAS SEMANAS

Com pouco mais de 3 mil habitantes, uma pequena cidade italiana próxima à Veneza adotou medidas de distanciamento social após a primeira testagem da população, que apontou 89 portadores do vírus. Em questão de dias, o número caiu para seis pessoas, que foram rapidamente isoladas e tratadas. A taxa de recuperação da cidade foi de 100%, pois o novo teste apresentou a erradicação da doença na cidade.

Leia mais em Exame.

  • MEDICO DIZ TER ENCONTRADO POSSÍVEL TRATAMENTO PARA O CORONAVÍRUS

Cientista estadunidense diz ter adaptado anticorpos que neutralizaram a SARS, em 2002, para atacar o vírus covid-19. O médico afirma que eles podem ser usadas como antiviral ou administrados para médicos ou idosos, a fim de prevenir contra a doença.

Leia mais em Sábado.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Vacinas salvaram aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, segundo OMS


De acordo com um estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os esforços globais de imunização salvaram aproximadamente 154…


De acordo com um estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os esforços globais de imunização salvaram aproximadamente 154…

Geral

Professores da Unifesp decidem aderir à greve das federais a partir de segunda-feira


Os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) decidiram aderir, a partir de segunda-feira, 29, à greve das universidades…


Os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) decidiram aderir, a partir de segunda-feira, 29, à greve das universidades…

Geral

Caso do Porsche: polícia conclui inquérito e pede prisão de motorista pela 3ª vez


A Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito que investiga o acidente envolvendo um Porsche na madrugada do dia…


A Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito que investiga o acidente envolvendo um Porsche na madrugada do dia…