Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de fevereiro de 2026

Anvisa registra 65 mortes suspeitas após uso de canetas emagrecedoras


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 20/02/2026 às 17h42
Ouvir: 00:00

O crescimento do uso de medicamentos à base de análogos de GLP-1 no Brasil também ampliou as notificações sobre efeitos adversos. Dados do sistema de farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que, entre dezembro de 2018 e dezembro de 2025, foram registrados 65 óbitos classificados como suspeitos após o uso das canetas emagrecedoras.

image
Foto: anilorax/freepik

Os registros estão no VigiMed, sistema da Anvisa que recebe notificações de possíveis reações adversas enviadas por profissionais de saúde, pacientes e fabricantes de medicamentos.

A agência esclarece que a inclusão de um caso no sistema não significa que o produto tenha causado a morte, mas que o episódio foi comunicado para análise dentro do monitoramento de rotina.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Quem é o homem apontado como ‘Senhor das armas’, suspeito de abastecer o PCC


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu nesta sexta-feira, 20, Marcio Borghi Ribeiro, de 42 anos, conhecido como “Senhor das…


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu nesta sexta-feira, 20, Marcio Borghi Ribeiro, de 42 anos, conhecido como “Senhor das…