É amor ou dependência emocional? Psicanalista ensina como identificar


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online
image-26-5
Foto: Reprodução

A cantora Miley Cyrus conquistou seu primeiro Grammy, premiação mais importante do mundo da música, com a música Flowers, na qual expôs detalhes do seu relacionamento com o ator Liam Hemsworth.

Seja no âmbito amoroso, entre mãe e filhos ou até mesmo na área profissional, é sempre importante avaliar o quanto dependemos destas relações para seguir em frente, para crescer, tomar decisões ou simplesmente para nos sentirmos completos, explica a psicanalista Maristela Carvalho.

“Quando colocamos a nossa felicidade e empoderamento na mão de alguém, como se dependêssemos do outro para decolar e obter as coisas, passamos o poder para essa pessoa e, com isso, perdemos força. Aos poucos, aumenta a sensação de que não somos capazes, por conta própria, de conquistar as coisas, de cumprir objetivos ou realizar nossos desejos”, detalha a expert.

“Por isso, é importante que estejamos cercados de pessoas que nos ajudem a enxergar o nosso potencial e fortalecer a nossa capacidade de crescimento, de acreditar em nós mesmos”, pontua. 

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile