Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Em SP, um único hospital de idosos já registrou 79 mortes


Por Agência Estado Publicado 01/04/2020 às 11h55 Atualizado 23/02/2023 às 14h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Entre as 201 pessoas que vieram a óbito por causa do novo coronavírus até esta terça-feira, 31, 79 são idosos que estavam em um único hospital da rede Prevent Senior, o Sancta Maggiore, em São Paulo. O Estado paulista registra, sozinho, 136 mortes decorrentes da covid-19.

O Ministério da Saúde está preocupado com a aglomeração de idosos em hospitais, asilos e outros locais de atendimento para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco do vírus.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o governo de São Paulo avalia, inclusive, a possibilidade de fazer uma intervenção no local. O ministro fez um alerta para que outros espaços de atendimento exclusivo para idosos tomem cuidado com a propagação, citando que, se isso ocorrer, haverá uma sobrecarga no sistema.

“Ali é um fenômeno, porque um determinado empresário tinha que fazer um plano de saúde só para idoso. Como os idosos compram, ele fez uma carteira muito idosa. O hospital inteirinho é de idoso. Entrou o corona dentro de um hospital só de idosos, é um ponto fora da curva. Eles não conseguiram segurar ali dentro”, disse Mandetta. Ele pontuou ainda que se os idosos estivessem espalhados em diferentes locais da cidade, a transmissão teria sido menor.

Sem sintomas

Um total de 28 pessoas mortas não apresentavam sintomas de nenhuma doença, ou seja, eram pessoas saudáveis, que morreram após contraírem a covid-19. Essas 28 vítimas fatais, segundo o balanço do governo, não apresentavam a chamada “comorbidade”, termo usado para se referir à ocorrência de duas ou mais doenças no mesmo paciente e ao mesmo tempo.

Das 201 vítimas, o governo concluiu as investigações de 181 casos. Os dados apontam que sete pessoas com idade entre 20 e 39 anos já morreram. Outras 13 têm entre 40 e 59 anos. As demais 161 pessoas têm idade acima de 60 anos.

Hoje, há 5.717 casos confirmados da covid-19 no Brasil. Desse total, 1.138 foram identificados nas últimas 24 horas, o que significa um aumento de 25% sobre o dia anterior. Esse volume equivale também ao total de vítimas fatais. Das 201 mortes, 42 ocorreram nas últimas 24 horas.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Barco à deriva no Pará: o que a investigação da PF encontrou dentro da embarcação?


Cinco dias após a localização de um barco naufragado em Bragança, a 215 km de Belém, a Polícia Federal (PF)…


Cinco dias após a localização de um barco naufragado em Bragança, a 215 km de Belém, a Polícia Federal (PF)…

Geral

Gripe aviária: OMS expressa preocupação com risco de propagação da doença entre humanos


A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou nesta quinta-feira, 18, preocupação com a propagação do vírus da gripe aviária –…


A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou nesta quinta-feira, 18, preocupação com a propagação do vírus da gripe aviária –…

Geral

Dupla assalta motorista, é perseguida por vítima e acaba presa após batida nos Jardins


Um roubo a um motorista em São Paulo, na noite desta quarta-feira, 17, terminou com uma perseguição de carros e…


Um roubo a um motorista em São Paulo, na noite desta quarta-feira, 17, terminou com uma perseguição de carros e…