Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Inverno exige cuidados com a pele


Por Gilson Aguiar/CBN Maringá Publicado 01/07/2022 às 18h15 Atualizado 20/10/2022 às 10h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Segundo a dermatologista Claudia Sandri, não é porque estamos com temperaturas baixas que podemos nos expor ao Sol sem cuidados. É necessário protetor e obedecer horários em que os raios solares estão menos intensos. A médica lembra que há pessoas sensíveis a tecidos, como os de lã, por isso é necessário evitar o contato deste material direto com a pele.

Confira um trecho da entrevista:

GIlson Aguiar – Frio também resseca e a pele sofre com isso?

Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp 

Claudia Sandri – Sofre bastante, Nesse clima que nos temos agora, está mais seco. Então a pele retém menos umidade e, naturalmente, vai se tornar mais desidratada. ainda a gente quer, no inverno, tomar banhos muito prolongados, muito quentes e isso retira muito a umidade da pele. Então nós temos que tomar bastante cuidado nessa época.

Gilson – Isso pode se transformar em irritação? Por que tem gene que tem alergia à essa época do frio.

Claudia – Pode sim. Nessa época do ano, nós tomamos banhos mais quentes, mais demorados e, além de tudo, as pessoas gostam de usar bucha, de esfregar a bucha na pele. Isso vai retirar aquela gordura protetora da pele. Para quem não tem doença de pele, ok, vai fazer uma hidratação e, provavelmente, vai passar bem. Mas quem já tem alguma tendência à desidratação da pele, a alguma doença prévia, como a psoríase, a rosácea, a dermatite tópica, essas alergias vão piorar.

Gilson – E aquela questão da roupa, por que no frio a gente se veste, coloca mais roupa. O excesso de roupa pode trazer também algum problema?

Claudia – Para algumas doenças, sim. Pacientes que tem rosácea, que é uma doença vascular da pele, o excesso de roupas quentes, também alimentos quentes, chás quentes, bebidas quentes, vão piorar, sobretudo essa patologia chamada rosácea. Então esses pacientes devem usar roupas mais frescas, não tão abafadas, mesmo no inverno.

Ouça a entrevista completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação